Equipe da Vigilância Sanitária de Dracena esteve na semana que passou visitando todos os postos de combustíveis do município, no ‘Dia D’, para a campanha estadual “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático”. O objetivo foi promover o abastecimento consciente de veículos.
De acordo com o engenheiro civil da Vigilância Sanitária, Ari Aires de Alencar, os 16 postos de combustíveis de Dracena receberam a visita dos agentes que orientaram os motoristas através da entrega de panfletos.
A ação tem como objetivo promover o abastecimento consciente de veículos e, dessa forma, evitar danos ao meio ambiente e aos frentistas, devido à exposição aos vapores de gasolina. Ao utilizar a bomba no modo automático, o profissional pode manter uma distância segura do tanque e, consequentemente, ficar menos exposto à inalação do benzeno. A medida também evita que o combustível excedente liberado cause danos ao veículo, como falhas no motor.
Em longo prazo, o vapor exalado pelo combustível pode causar dermatite, leucemia, câncer, entre outras complicações respiratórias. No caso de mulheres grávidas, pode até provocar aborto. 
A campanha foi realizada pela Vigilância Sanitária, com apoio da Prefeitura, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Sincopetro (Sindicato Varejista de Derivados de Petróleo) e Sindfrentista (Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Presidente Prudente).
BENZENO – De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a exposição aguda por inalação (em curto prazo) dos seres humanos ao benzeno pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como nos olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência. Já a exposição crônica (longo prazo), segundo a OMS, tem causado vários transtornos no sangue, incluindo número reduzido de glóbulos vermelhos e anemia aplástica, em ambientes ocupacionais.