Estudantes do Ensino Médio matriculados na rede estadual paulista e que tenham sugestões para mudar o País já podem se inscrever no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Serão ao todo 78 representantes de Estados, sendo 11 deles de São Paulo, que terão a chance de viver por cinco dias a rotina de um congressista. Os indicados terão espaço no plenário da Câmara dos Deputados para apresentar um projeto de lei e simular uma votação. As inscrições vão até 12 de junho.
No ano passado, sete jovens da Secretaria da Educação do Estado participaram da experiência. Antes, eles passaram por uma seleção com alunos entre 16 e 22 anos. Foram avaliados o conteúdo dos projetos, a importância e o ineditismo da proposta. Entre os vencedores da última edição, estavam iniciativas que incluíam desde a doação de próteses capilares a mulheres em processo de quimioterapia até criação de creches para idosos.
A ideia é que os estudantes do Ensino Médio (regular e técnico) aprendam sobre os processos legais e como elaborar projetos que visam o bem-estar da sociedade. Os autores selecionados ficarão em Brasília, entre os dias 21 e 25 de setembro, com todos os custos de passagem e hospedagem pagos pelo Assembleia. Eles participarão de debates e votação da Casa. Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa.
“Os alunos da rede estadual de ensino já possuem a vivência democrática praticada nos grêmios escolares. O programa Parlamento Jovem é uma boa oportunidade para os nossos alunos aprenderem sobre legislação, política e como as suas propostas podem transformar a sociedade”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Os alunos interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender como elaborar um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara (www.camara.gov.br). A ficha de inscrição e projeto devem ser entregues ao professor-coordenador da escola, que encaminhará à Diretoria Regional de Ensino.     
 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo