Na vida por muitas vezes enfrentamos grandes desafios. Viver, para muitos, é uma luta constante. Mas quem nesta vida não enfrenta problemas? Não se sente inseguro? Desorientado, perseguido, em perigo? 

Alguém disse que a vida é luta renhida que os fracos abate e os fortes só sabe exaltar. Talvez você esteja enfrentando lutas, algumas delas maiores que suas forças. Você já não sabe mais o que fazer. As circunstâncias são desesperadoras. A lógica está contra você. As pessoas não acreditam numa vitória.
A Bíblia nos conta no 20 capítulo de 2 Crônicas que, o rei Josafá se encontrou nesta situação quando foi ameaçado por inimigos. Josafá estava enfrentando um problema superior às suas forças. Sentia-se encurralado por uma confederação de inimigos. O ameaça era real, iminente e mortal. O ataque era certeiro. A derrota inevitável. Uma causa perdida. Não havia nenhum sinal de esperança. Qual é a receita da vitória? Como reverter uma situação tão desesperadora?
A primeira arma utilizada por Jsafá foi a oração (2Cr 20.3-12). Oramos com mais frequência e mais fervor quando estamos passando por tribulações. As provas não vêm para nos destruir, mas para nos fazer dobrar os joelhos. Devemos orar quando o inimigo nos ataca (versículos 2-4). Josafá convocou a nação para orar na hora do perigo, do cerco, da ameaça. Precisamos orar. Precisamos clamar ao Senhor. Oramos quando estamos com medo (v. 3). Josafá teve medo e buscou o Senhor. O medo não o afastou de Deus, mas o levou para Deus. Quando os nossos recursos acabam precisamos buscar aquele que está no Trono. Oramos quando não sabemos o que fazer (v. 12).
A segunda arma utilizada por Josafá foi a palavra de Deus (v. 13-17,20). Precisamos ouvir a palavra de Deus e confiar nas sua promessas. O nosso Deus é o Deus que fala. E ele fala através da sua palavra. A palavra de Deus é a espada do Espírito. Por ela cremos. Por ela vivemos. Por ela nós somos sustentados. Ela é alimento. Ela é riqueza. Deus fala, mas precisamos dar ouvidos à palavra de Deus. Tememos, porque duvidamos. O medo é produto da incredulidade.
A terceira arma eficaz para a vitória é o louvor (v. 18-21). O louvor foi a arma que Deus pôs nas mãos de Josafá e do povo para vencer aquela guerra. O louvor foi a arma que desbaratou o inimigo. O povo não tinha de pelejar. Tinha de louvar. O louvor é um ato de fé. É confiança inabalável no Deus que age. Talvez até aqui você tem se queixado, chorado e reclamado pelos seus problemas, casamento, família, saúde, finanças, emprego, escola. Comece a louvar a Deus.
Portanto, caro leitor, se estiver enfrentando lutas, utilize as poderosas armas da oração, da palavra e do louvor. Creia que nada é impossível para Deus. Esta é a receita da vitória! Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus!

*Pastor e missionário presbiteriano.