Embora tenham carreado menos participantes, as manifestações de anteontem foram centradas na presidenta Dilma Roussef, no ex-presidente Lula e no PT. Malgrado o número menor, também sobraram críticas para o Congresso Nacional e o PMDB. Com relação a Dilma, os manifestantes continuam pedindo impeachment ou renúncia. Numa terceira etapa, os coordenadores do movimento pretendem pressionar deputados e senadores, deixando as ruas das cidades.
Bonito na fotografia
Faixas e cartazes fizeram parte das passeatas, pelo país. Famoso por sua atuação firme e destemida na operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro recebeu elogios. Uma das faixas pedia sua nomeação para o STF, na vaga de Joaquim Barbosa. Noutra estava escrito: ”Fora Dilma… e leve o PT junto”. Como se esperava, o vice Michel Temer, o senador Renan Calheiros e o deputado Eduardo Cunha também foram “homenageados” pelos milhares de manifestantes.
Sobressaíram as cores
Na passeata local, as camisas verde-amarelas preponderaram na praça Arthur Pagnozzi e nas principais avenidas. Os participantes não portaram muitas faixas. Numa delas, um cidadão escreveu: “Sou digno e tenho vergonha. Quero meu filho somente digno”. Outra alardeava: “Brasil contra a corrupção”. Um casal compareceu com dois cães envolvidos em camisas da seleção.
Propícia para debates
De acordo com a presidência do legislativo, apenas um projeto de decreto legislativo fazia parte da ordem do dia da reunião ordinária de ontem. Exatamente aquele que aprovaria o parecer do Tribunal de Contas do Estado que votou favorável às contas da prefeitura, relativas ao exercício de 2012. Os edis referendariam ato da comissão de Finanças e Orçamento da câmara, formada por Ailton Oscar Lorensetti (presidente e relator), Pedro Gonçalves Vieira (vice) e Divanir Ledo dos Santos (membro).
Faca afiadíssima
Claudio Carsughi, 83 anos, comentarista especializado em automobilismo e futebol, foi demitido ontem à tarde, tão logo encerrou sua participação em programa da rádio Jovem Pan. Dono de sotaque inconfundível, o calvo radialista tinha 58 anos de casa. Evidenciando que a saúde financeira da emissora não é das melhores, os diretores já haviam distribuído o aviso prévio para Anchieta Filho e Roberto Miller, outras vozes características dos boletins jornalísticos.
A frase
“Parece ironia! O Instituto Nacional do Câncer recomendou, em 2015, a redução progressiva de agrotóxicos na agricultura, diante das evidências de que a exposição de pesticidas está ligada a casos de câncer. Há décadas se sabe isto. Por que só agora?” (Alberto Consolaro, professor titular da Universidade de São Paulo)
Pensamento positivo
Após 14 semanas de elevação das projeções para inflação deste ano, economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa e agora preveem que o índice oficial, o IPCA, feche 2015 em 8,13%, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. A redução é pequena, de apenas 0,07 ponto percentual e mantém o índice bem acima do teto da meta do governo, de 6,5%. Há quatro semanas, a previsão era de que os preços subissem 7,93% no fim deste ano.
Verdadeira várzea
Domingo (19), encerra-se a primeira fase do campeonato paulista da série C. Dono de péssima campanha no torneio, o Tupã precisa vencer o Sertãozinho (na casa do adversário) e orar por fracassos de Rio Preto, Barueri, Itapirense e Cotia para não ser rebaixado para a 4ª divisão. Sem pagar os atletas há dois meses, o tricolor também virou caso de polícia. O meio-campista Edson Azul registrou boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade, alegando ter sido agredido por Fabiano Bizo Menezes, presidente do clube.