A Secretaria da Educação do Estado passa a registrar no histórico escolar dos estudantes da rede os cursos online oferecidos pela Pasta. O novo documento objetiva aprimorar as informações dos alunos, incluindo os da região de Presidente Prudente, contribuindo para a inserção no mercado do trabalho e também para as oportunidades acadêmicas. Todos os matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio têm acesso às formações gratuitas e focadas nas necessidades dos jovens.
A plataforma de aulas digitais foi desenvolvida pela Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (Evesp) da Secretaria. São oferecidos cursos em línguas, preparatório para o vestibular, tecnologia e robótica. Abertos 24 horas por dia, eles podem ser acessados de qualquer computador, incluindo as salas do Acessa Escola.
“Além de ampliar o tempo de estudo dos alunos, os cursos da Evesp dialogam com o universo dos jovens e modernizam as atividades extraclasse. A inclusão das atividades no histórico escolar facilita na hora de montar o currículo e, principalmente, apontar as habilidades do candidato em uma entrevista de emprego, por exemplo”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Nas aulas virtuais dos idiomas inglês e espanhol, por exemplo, os participantes têm acesso a um conteúdo focado na conversação e em situações do dia-a-dia, como atender telefone, receber um convidado estrangeiro, dar e pedir informações.
Outra ferramenta que auxilia os alunos no futuro profissional e acadêmico é o Cursinho Pré-Universitário. Todo o conteúdo é baseado em questões que caíram no Enem e outros vestibulares, como Fuvest, Unesp e Unicamp, realizados nos últimos 10 anos. Nele, o vestibulando pode revisar o conteúdo, fazer o diagnóstico da matéria que possui mais dificuldade, além de poder fazer simulados.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo