Dentistas do Bem realizaram na manhã de ontem, 28, triagem odontológica em cerca de 30 jovens, de 11 a 17 anos de idade, do Projeto Guri de Dracena.
A ação ocorreu simultaneamente em aproximadamente 300 cidades em todo o Brasil, além de outros dez países da América Latina e Portugal. Neste ano, a triagem foi realizada no Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de pessoas sem acesso a uma saúde bucal digna.
O dentista e coordenador do projeto Turma do Bem (TdB), Lélio Frazilli, disse que haverá outras triagens no decorrer do ano em escolas da cidade. Entretanto, ele ressalta que o número de profissionais voluntários ainda é baixo se comparado ao número de profissionais que o município possui. Ele pede para que mais dentistas se solidarizem e apoiem o projeto.
Nesta edição, membros do Rotary Club Dracena se solidarizaram com a ação e contribuíram com o preenchimento das fichas cadastrais. Para Frazilli, “ser voluntário é fazer a nossa parte na sociedade”.
A mãe de um dos jovens selecionados para o projeto agradeceu os serviços realizados pelos Dentistas do Bem. A diarista, moradora em Dracena, contou que é muito difícil cuidar de todos os seus seis filhos. Há alguns anos, um deles foi diagnosticado com câncer e no período de tratamento, ele sentia muita dor nos dentes, mas a mãe não tinha condições de gastar com tratamentos dentários.
Segundo a genitora, a situação era preocupante por que havia a necessidade de fazer canal e seu filho não podia apresentar quaisquer infecções em decorrência do câncer. Foi quando a família recebeu a carta dos Dentistas do Bem, selecionando seu filho para realizar todos os tratamentos dentários necessários até completar 18 anos.
Há poucas semanas, sua outra filha também foi contemplada com os tratamentos do projeto. “Estou muito contente e isso é uma bênção de Deus”, disse a diarista agradecendo aos Dentistas do Bem.
APOLÔNIAS DO BEM – Frazilli também contou que começou a desenvolver junto ao promotor de Justiça, Daniel Magalhães, o projeto Apolônias do Bem, em Dracena, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica e perderam os dentes, após serem espancadas por seus cônjuges. Para o dentista, essas mulheres necessitam de um apoio e mais do que nunca, precisam aumentar a sua autoestima. As beneficiárias passarão por triagens realizadas pela equipe da Turma do Bem que seleciona as mulheres que mais precisam de acordo com a situação da saúde bucal e condições socioeconômicas.