O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2015 (ano-base 2014) se encerra na próxima quinta-feira, 30. O documento deve ser enviado até as 23h59. Se for entregue à 0h de 1º de maio, já é considerado atraso e o contribuinte pagará multa.
O último balanço divulgado pela Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente mostra que já foram recebidas 8.986 declarações na microrregião de Dracena (Flora Rica a Panorama), sendo 3.701 somente na Cidade Milagre.
Nos 56 municípios do Oeste Paulistas foram entregues 69.293 declarações até terça-feira, 21, o que corresponde a 58,23% das declarações esperadas pela Receita Federal de Presidente Prudente, ou seja, mais de 40% dos contribuintes ainda não enviaram suas declarações.
Nos últimos dias são aguardadas possíveis dificuldades, como falta de documentação e congestionamento no sistema para quem deixar a entrega para a última hora.
Caso os contribuintes que não conseguirem todos os documentos necessários, o diretor executivo de uma consultoria contábil, Richard Domingos sugere que a alternativa é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora.
“Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”, explica Domingos.
As declarações podem ser feitas pelo computador, por meio do programa de declaração, ou por tablets e celulares, através do aplicativo APP IRPF.