O secretário municipal de Saúde, Nelson Bortolatto, informou ontem, 23, que o prazo para conclusão do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro São Cristóvão, até o final do mês, está mantido.
Faltando uma semana para o final do prazo, Bortolato explica que a obra está em fase final e vem sendo executada também à noite. Ontem, 23, a reportagem esteve no local e constatou que os trabalhos estão em ritmo acelerado.
Pelo projeto, o prédio da UPA possui 1.335 m2 de área construída. As obras em convênio do Governo Federal com a Prefeitura, tiveram início no dia 7 de dezembro de 2013, orçadas em R$ 3.637.153,97.
Bortolato ressalta que após a conclusão, há o prazo de 90 dias para instalação do mobiliário e definição da forma como será gerenciado. “O prefeito José Antônio Pedretti vai se reunir com os prefeitos dos 12 municípios da região que serão atendidos pela UPA para discutir sobre a administração, se será terceirizada ou não e também quanto ao valor financeiro por parte das prefeituras como contrapartida no convênio para o funcionamento da Unidade”, acrescenta.
O secretário informa ainda que o repasse pelo Governo Federal para custeio está acordado em R$ 170 mil por mês, valor que possivelmente terá o pedido por parte dos prefeitos para ser ampliador.
“Esse item, assim como a contratação do quadro médico, funcionários e demais etapas necessárias para o funcionamento da UPA serão decididos entre Pedretti e os prefeitos dos municípios vizinhos”, esclarece. Bortolatto prevê que a UPA deve começar a fazer os atendimentos de casos de urgência e emergência, entre os próximos meses de julho a agosto.