Na manhã de ontem, 17, a Prefeitura de Dracena inaugurou nas dependências do Centro Social Urbano, a primeira academia de equipamentos de musculação adaptada para pessoas com deficiência no município. No local, há dez equipamentos de musculação que oferecem praticidade e bem-estar aos usuários.
A obra foi viabilizada após convênio entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a Prefeitura de Dracena. Os aparelhos da academia adaptada estão instalados em um amplo espaço e são totalmente acessíveis para cadeirantes, já que possuem rampas para que a pessoa com deficiência não precise sair da cadeira. Apesar de todos os aparelhos possuírem informações de utilização em braile, a academia é mais direcionada as pessoas com deficiência física, visto que podem limitar alguns exercícios para aqueles que possuem deficiência intelectual.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (Comdefi), Any Kelle do Nascimento Pellegrini, a academia irá funcionar em dias e horários que ainda serão definidos pela Prefeitura, que também se comprometeu em contratar um professor de educação física para acompanhar os usuários durante as atividades.
Vanildo Senatore, assessor de Gabinete da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou solenidade de inauguração e falou que o estado dentro das questões orçamentárias quer que realmente todos os municípios do estado tenham ao menos um equipamento como este.
São mais de 60 academias adaptadas em todo o Estado. Segundo Senatore, é um programa de 200 academias dentro do primeiro orçamento que foi disponibilizado pelo governo para que todos os cidadãos paulistas tenham seus direitos preservados e reservados em todas as áreas públicas. “A gente tem como obrigação cumprir esse dever”, contou.
O prefeito José Antonio Pedretti ressaltou a importância da academia para a prática de atividades físicas proporcionando tanto a melhora na saúde como na autoestima e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Ainda estiveram presentes na cerimônia de inauguração, a vice-prefeita Célia Brandani, vereadores, secretários, membros do Comdefi e da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Dracena “Superando Limites” (Adef Suli).
SERVIÇO – O Centro Social Urbano está localizado na avenida Alcides Chacon Couto nº 1.393. Mais informações sobre a utilização da academia adaptada podem ser adquiridas pelo telefone do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) (18) 3822-6044.