A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Dracena está realizando em dez municípios da região, a coleta de informações referentes às pesquisas econômicas anuais em 2015, com levantamentos de dados por amostragem em 130 empresas dos segmentos indústria, comércio, serviços e construção civil.
Segundo o chefe da agência de Dracena, Paulo de Lazari Pastana, os dados são utilizados para pesquisas nacionais do IBGE. “Os resultados são direcionados para estudos e planejamentos, uma constatação é que o setor com maior crescimento no País é o de prestação de serviços”, informa.
“Geralmente acontece com um trabalhador que perde o emprego e possui certa idade, o que dificulta a reintegração ao mercado de trabalho e acaba se tornando um consultor, um pedreiro, eletricista, ou investe na área de transportes que é um segmento da economia que também teve crescimento acentuado”, explica.
Na região de Dracena, o comércio é a principal atividade econômica, que passou a ocupar o lugar da agricultura no passado.
As pesquisas realizadas na região serão inseridas no levantamento de todo o País, são utilizadas também para estudos e pesquisas de órgãos como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), que interpretam e as utilizam em seus trabalhos.
PESQUISAS – Estão em andamento a Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual do Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e Pesquisa Anual Industrial da Construção (PAIC). Os dados começaram a ser levantados em abril e prosseguem até agosto. A divulgação das pesquisas ocorrerá em 2016.
Os principais objetivos, conforme Pastana, são identificar as características estruturais do segmento empresarial de cada atividade econômica desenvolvida no País, suas transformações e prover o sistema estatístico nacional de informações com subsídios que possibilitem elaborar estimativas em itens como, o emprego, salários e formação bruta de capital fixos.
As empresas que participam são selecionadas aleatoriamente a partir de cadastros como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Relações Anuais de Informações Sociais (Rais).
As pesquisas são realizadas por técnicos da agência do IBGE de Dracena, o coordenador de área do órgão, Hélio Rodrigues, o chefe da agência, Pastana, o técnico em informações, Airton Romanini Júnior e por meio do correio eletrônico.
Englobam empresas nas cidades de Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, São João do Pau D’Alho, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, Monte Castelo, Paulicéia e Panorama.