Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na última segunda-feira, 18, os jovens da Instituição Novo Amanhecer (INA) realizaram manifestação na tarde de quarta-feira, 20, na Praça Arthur Pagnozzi.
Cerca de 80 alunos foram às ruas com faixas, acompanhados de monitores, com cartazes, distribuição de folders e rostos pintados com o intuito de alertar a população dracenense sobre certas atitudes de adultos. A faixa com os dizeres “Tem criança e adolescente que vira brinquedo na mão de adulto. Não seja cúmplice”, era estendida em frente aos veículos para conscientizar os condutores.
Durante a semana, a entidade também trabalhou com os alunos assuntos ligados ao tema colocando à disposição, filmes, cartazes e reportagens sobre a história da menina Araceli, de apenas 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de Vitória (ES). O crime ocorreu em 18 de maio de 1973 e, apesar de hediondo, prescreveu impune. Desde então, o dia 18 de maio é marcado por mobilizações sociais contra este tipo de situação.