Adamantina aderiu ao movimento ‘Maio Amarelo’, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todos os países, com ações coordenadas entre o Poder Público e sociedade civil.
Este é o segundo ano que o movimento acontece em nível internacional e o primeiro ano que Adamantina adere por meio do educador de trânsito, Eduardo Carlos Febraio. “É a primeira vez do movimento em nossa cidade e por isso algo novo para população, mas a ideia é torná-lo tradição para se consolidar nos próximos anos”, disse Febraio. Ele participa anualmente da campanha de trânsito que acontece em setembro. “O Maio Amarelo veio para trabalhar ainda mais com a sociedade a questão da atenção no trânsito”, completou ele.
A primeira ação aconteceu na última semana com palestra ministrada por Eduardo aos atiradores do Tiro de Guerra sobre o trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Febraio conta que a escolha pelo mês de maio se inspira no dia 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a década de ação para segurança no trânsito. “O mês se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorado a Semana Municipal de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013”, conta.
Já com relação à cor, amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
Segundo o organizador do movimento estão previstas palestras sobre o assunto em algumas escolas do município.