O surto do vírus Influenza Aviária em granjas dos Estados Unidos neste ano, fez com que a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) tomasse medidas de prevenção para evitar que o vírus chegue às granjas paulistas.
O secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, participou no dia 26, terça-feira, do “Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária”, em Bastos, promovido pela CDA. Entre as medidas de segurança abordadas no evento, estão investimentos em biosseguridade, controle de visitas às granjas, proteção à água para evitar contaminação e blindar a entrada de aves silvestres.
O secretário afirmou ainda que os técnicos da Defesa Agropecuária irão intensificar as visitas às granjas paulistas.
REGIÃO – Nos 16 municípios de abrangência do EDA de Dracena na região, segundo levantamento da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), a criação de galinhas poedeiras é de aproximadamente 251 mil cabeças, com produção média de 3.887 dúzias de ovos por ano.
Os municípios com maior número de galinhas poedeiras de ovos, são Tupi Paulista, com 117 mil aves; Flórida Paulista, com 90 mil; Monte Castelo, com 20 mil e Dracena, com 14 mil cabeças.
O médico-veterinário do EDA, Marcelo Kenji Yoshida, que acompanhou o seminário em Bastos, explica que o estado de São Paulo, criou um programa de combate à gripe aviária (Influenza Aviária).
Nos Estados Unidos, o vírus já infectou nesse ano, mais de 30 milhões de aves e quando o vírus é confirmado em uma criação, todas as demais são abatidas para evitar a propagação.
As orientações de prevenção, segundo o veterinário, estão contidas na normativa 29, do Ministério da Agricultura. Conforme Yoshida, a Influenza Aviária é uma zoonose e as prevenções incluem cuidados com material genético de aves procedentes dos Estados Unidos, migração de aves e o trânsito de pessoas.
“O risco é que se o vírus for constatado em uma propriedade, todas as aves em um raio de 10 quilômetros devem ser sacrificadas”, informa o veterinário, ressaltando um eventual caso na região, significaria o comprometimento de praticamente todas as aves poedeiras de um município com a área territorial como Dracena.