Recentemente, a equipe escolar da Escola Estadual Alfredo Machado, no Jardim Brasilândia, iniciou um trabalho de conscientização para preservação do meio ambiente com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o projeto intitulado “A Revitalização do Pokémon”.
As atividades visam revitalizar o Córrego Marrequinha, mais conhecido entre os estudantes como Córrego do Pokémon. Com a iniciativa, os professores pretendem: “capacitar os jovens a serem verdadeiros agentes transformadores e ativos no processo de preservação do meio ambiente, tornando-os protagonistas nas ações de conscientização”, disse o professor de História e Geografia e idealizador do projeto, Valdir Oliveira.
No último dia 23, os alunos assistiram o documentário “Água e cooperação: reflexos para um novo tempo” e depois saíram em caminhada rumo ao Córrego Marrequinha. O local foi avaliado por alunos e professores que constataram grande acúmulo de lixo e vegetação imprópria.
Após reconhecimento e verificação da área, a Prefeitura realizará a limpeza e mapeamento do espaço. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente doará mil mudas de árvores nativas para que os alunos possam iniciar as atividades no local. “Nosso objetivo é plantar a conscientização ambiental no coração e na cabeça dos alunos para eles levarem para sempre a ideia de preservação e ações permanentes do meio ambiente”, falou a professora de Biologia, Lourismeire Araújo.
Os alunos estão bastante animados e ansiosos com a revitalização do Pokémon e prometeram atuar como verdadeiros agentes protetores do meio ambiente. O projeto tem o apoio da Polícia Ambiental e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O projeto está sendo viabilizado através do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, como estratégia do Governo Federal para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.