O 1º Festival de Música Popular Sertaneja aconteceu durante os festejos do cinquentenário de emancipação político-administrativa de Brasilândia (MS). O evento teve como objetivo o resgate da música sertaneja e também o incentivo aos artistas locais, pois o festival foi exclusivo para cantores e instrumentistas brasilandenses. As apresentações aconteceram no dia 26 de abril, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’.
Os campeões na categoria ‘cantores e duplas’ foram Curió da Cachoeira e Toni Carreiro, que concorreram com a música ‘História do nosso chão’, de autoria de Toni Carreiro. Em segundo lugar, a dupla Oliveira e Oliveirinha. Em terceiro, o cantor Edvan Nascimento. Em quarto, Paulo Vinícius e em quinto, Ado e Clodoaldo.
O festival também premiou os melhores instrumentistas de Brasilândia. O campeão foi Nelson Fernandes Luiz, que apresentou a música ‘Chamamé’, de sua autoria, em homenagem a Brasilândia. Em segundo lugar, Antônio da Rocha Corte ‘Tio Nico’. Em terceiro lugar, Antônio Pereira da Silva ‘Antônio Lagoano’ e seu conjunto.