Com a aproximação do inverno, nada como uma deliciosa feijoada para aquecer os dias mais frios. Um dos pratos típicos brasileiros mais desejados costuma ser tradicionalmente preparado com feijão preto, partes da carne de porco, como a costelinha, o paio, a calabresa e também a carne seca.
Os supermercados de Dracena já oferecem ingredientes para atender a procura, que aumenta em aproximadamente 15% nos meses de maio, junho e julho, conta o gerente de supermercado, Bruno Jesus Prazeres.
Segundo ele, a tendência é que a venda de ingredientes que compõem a feijoada cresçam ainda mais com a chegada do inverno. Com diferentes marcas, a venda de feijoadas enlatadas também está acima da média. Vendidas em embalagens de 830 gramas, o produto vem pronto para consumo e pode ser encontrado a partir de R$ 7.
Muitos não dispensam uma boa feijoada neste período do ano. Entretanto, o prato de fortes sabores fica mais caro com a chegada do frio. De acordo com o chefe de açougue de um supermercado na cidade, Silvio Aparecido Simões, os ingredientes da iguaria ficaram cerca de 20% mais caros nesta época.
Para amenizar o impacto no bolso do consumidor e facilitar a escolha, os supermercados montam kits contendo partes do porco (pé, pele, orelha e rabo). A venda de produtos que fazem parte do acompanhamento do prato também cresceu, como, mandioca, couve e farofa.
A feijoada também é incorporada ao cardápio dos restaurantes e rotisserias, principalmente nos finais de semana, opção excelente para aqueles que dispensam os trabalhos na cozinha e gostam de praticidade. Em Dracena, o prato pode ser encontrado a partir de R$ 10, o quilo.
OUTROS PRODUTOS – O frio também impulsiona a venda de outros produtos, tais como, gengibre, milho de pipoca, vinhos e chocolates. Apesar da venda desses produtos já terem começado desde o final do mês passado, é nos meses de junho e julho que os supermercados registram grande elevação das vendas, em decorrência das festas caipiras.