A Uefa divulgou na segunda-feira, 18, os cabeças de chave da próxima edição da Uefa Champions League. Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique, Juventus, Benfica, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV Eindhoven ficarão no primeiro pote.
Até esta temporada, os cabeças de chave eram definidos por um coeficiente da entidade que rege o futebol europeu. O número se dava de acordo com o desempenho dos times nos últimos anos em competições continentais.
Para 2015-16, a Uefa determinou que os campeões nacionais de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia, que estão nas sete primeiras posições do ranking, irão formar o pote 1.
Além disso, o atual campeão da Champions completaria o grupo. Porém, como Barcelona e Juventus, finalistas desta edição do torneio, já estão assegurados, a vaga ficou para o atual vencedor na Holanda, oitavo país melhor ranqueado. Dessa forma, o PSV fechou a lista. O time não disputa o estágio de grupos do torneio desde 2008-09.
Times tradicionais na competição europeia, como Real Madrid, Manchester United e Arsenal (os dois últimos ainda não garatiram presença na fase de grupos), não serão cabeças de chave e podem protagonizar um grupo da morte.