Continuando nossa série de artigos a respeito de família, hoje quero pensar junto com você a respeito do papel da mulher no lar segundo a palavra de Deus. Em Efésios 5.22 encontramos a exortação de Paulo às mulheres para que sejam submissas ao seu próprio marido.

Submissão não implica na inferioridade da mulher, mas o respeito ao marido, reconhecendo-o como o líder do lar. Conforme a Bíblia de estudo de Genebra (nota de Ef 5.22), “não significa obediência cega, mas antes subordinação de posição, de modo que respeito, deferência e honra devem existir mesmo quando não existe a obediência (…) em tudo. Paulo quis dizer ‘em todas as áreas da vida’, não ‘em todo detalhe sem exceção’. O marido deve demonstrar lealdade no mesmo grau. ”
A esposa do marido que age conforme a palavra de Deus (explanado nesta coluna na semana passada), certamente viverá em grato reconhecimento ao cuidado, amor e liderança do seu marido. Não será “pisada”, mas também não será a dominadora, pois andará ao lado do seu esposo como companheira idônea, conforme Gênesis capítulo dois, versículo dezoito.
A mulher reconhecendo seu papel no lar, não deve sentir-se diminuída. Deve entender que no seu papel de auxiliadora será um fator de equilíbrio e estabilidade no lar. Para isso, é importante que ela busque orientação do Senhor para que, em sabedoria, possa ser agente de edificação. A Bíblia fala que “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba” (Pv 14.1).
A questão é que não pode haver dois dirigentes determinando tudo no lar.  E isso não significa autonomia do homem, só que, em última análise, o encargo de liderar e decidir é dele.  A responsabilidade é dele, a culpa será dele, e a mulher fica resguardada quando ela entra debaixo da autoridade do marido.
Para concluir, quero dizer que submissão se oferece pela mulher ao seu próprio marido. Submissão da mulher é uma ordem, não uma opção. Submissão significa alinhar-se debaixo do marido. Significa respeitar o marido. Para ser submissa, a mulher deve permitir que Deus aja em sua vida e trabalhe o seu coração de maneira sobrenatural.

*Pastor e missionário presbiteriano.