O prazo para o produtor rural se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi prorrogado pelo Governo Federal por mais um ano. No estado de São Paulo, o prazo venceria hoje, 6, e agora se encerra em maio de 2016.
Na região, de acordo com o diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo, das 8.890 propriedades rurais existentes, aproximadamente 4,5 mil foram inscritas no CAR, correspondendo a mais de 50% do total de propriedades registradas no cadastro eletrônico.
O diretor explica que apesar do produtor ter mais um ano para fazer o registro eletrônico de sua propriedade, ele deve agilizar o procedimento e não deixar para a última hora, para evitar o acúmulo de cadastros a serem realizados em cima da hora, como estava ocorrendo na Cati.
O registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela lei do Código Florestal (lei 12.651/2012), é obrigatório para todos os imóveis rurais do País. No sistema, os proprietários devem declarar as informações ambientais de suas propriedades rurais.
DRACENA – Proprietários e possuidores rurais têm até maio de 2016 para inscrever seu imóvel, mas não devem esperar o prazo se aproximar para aderir ao cadastro.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Dracena informa que com a prorrogação do prazo até maio de 2016, continua realizando o CAR.
O proprietário rural deverá comparecer na sede da Secretaria, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, munido dos documentos pessoais como RG e CPF, escritura da propriedade, CCIR e endereço de e-mail. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3821-6337 ou na sede da Secretaria, no recinto da Fapidra.