A manhã foi bastante movimentada na cerimônia de abertura dos 19º Jogos Regionais do Idoso (Jori) realizada oficialmente ontem, 28, no Ginásio de Esportes “Dovilho Moura”, com a presença ilustre da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Jean Madeira. Confira a galeria de fotos no www.portalregional.net.br.
A solenidade começou por volta das 9h30 com a chegada de Lu Alckmin. Atiradores do Tiro de Guerra adentraram o Ginásio com as bandeiras dos 41 municípios participantes e atletas das delegações.
Após a entrada, foi dado início a cerimônia do acendimento da pira olímpica com a dracenense, Mitue Mishiama, 83 anos. A nadadora disse que ficou bastante nervosa por alguns instantes, mas depois se deixou levar pela emoção de acender a pira. Em seguida, todos se voltaram a bandeira para cantar o Hino Nacional.
O secretário, Jean Madeira, disse que São Paulo procura investir nos “ultra jovens”, se referindo ao público idoso do Estado. Para ele, o desempenho desses atletas é motivo de inspiração para muitas pessoas, inclusive para os jovens.
Madeira falou que a cada edição do Jori, os atletas vêm se superando e surpreendendo a todos, revelando novos talentos “e fazendo acima de tudo a interação entre as pessoas da melhor idade”. “A cidade está de parabéns, espero que no ano que vem possamos realizar novamente os jogos em Dracena”.
O secretário ainda ressaltou outras iniciativas do Estado em prol do bem-estar do idoso, como o cartão Vida Ativa, que repassa R$ 57, por mês, para que o idoso possa praticar modalidades esportivas em academia privadas conveniadas com o Estado.
A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, falou sobre a sua satisfação de estar acompanhando mais uma edição do Jori. Ela ainda emocionou todos os presentes quando mencionou a tragédia que abalou sua família recentemente, com a morte de seu filho Thomaz Alckmin e sobre a sua fé inabalável que tem ajudado a passar por essa fase.
A primeira-dama fez questão de prestigiar a primeira modalidade do dia, as coreografias, e enfatizou a importância da atividade física na terceira idade. “Precisamos de políticas públicas para o idoso por que eles estão vivendo mais e precisam viver com mais qualidade de vida e o Jori é uma iniciativa muito importante para eles”, falou.
“Aqueles que já deram a sua contribuição à sociedade merece todo o nosso respeito e amor. E a forma de amá-los é assim, aplaudindo e prestigiando”, prosseguiu Lu Alckmin.
Em conversa com os prefeitos pelas cidades onde passa, Lu ainda salientou que a partir do momento em que os idosos começam a participar de atividades físicas, eles param de procurar o posto de saúde, visto que na grande maioria das vezes esse público apresenta sintomas de doenças mentais como, por exemplo, a depressão.
Também fizeram uso da palavra o prefeito de Dracena, José Antônio Pedretti e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Guiomar Pedretti.
Até este domingo, 31, Dracena recepciona 1.400 atletas de 40 delegações dos municípios do Oeste Paulista. São eles: Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Emilianópolis, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Monte Castelo, Narandiba, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Rinópolis, Rosana, Sagres, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, São João do Pau D’Alho, Taciba, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.
CAMPEÃ – Dracena foi a vencedora da modalidade coreografia, primeira a ser apresentada na manhã de ontem. A coreografia “Festa no Arraial”, da professora de dança, Marina Gregolin, venceu a modalidade com 47,3 pontos. O grupo irá se apresentar na final estadual, em Campinas.