A frente fria que atingiu a região nos últimos dias já está prejudicando a saúde da população. No Pronto Atendimento (PAM), de Dracena, os atendimentos em pacientes com quadros clínicos de resfriado e gripe aumentaram em cerca de 20%, a maioria crianças.
Segundo informações no Pronto Atendimento, os pacientes apresentam dores no corpo, tosse e problemas respiratórios. Eles passam pelo atendimento médico, que normalmente receita inalações que são feitas no próprio PAM e medicamentos para serem utilizados nas suas próprias casas.
O aumento na procura pelos atendimentos em decorrência da gripe e resfriados no PAM teve início na semana passada, quando a temperatura começou a baixar. Para os próximos dias, segundo o site Climatempo, nova frente fria está prevista para chegar à região, o que deve refletir em mais pacientes no Pronto Atendimento.
No Posto de Saúde do Jardim Brasilândia, a informação é que os atendimentos nos últimos dias não tiveram aumento significativo, mas cresceram em relação aos problemas respiratórios, principalmente em crianças. Nos postos de saúde também são realizadas inalações.
FARMÁCIAS – Nas farmácias e drogarias de Dracena, a tendência é a mesma, com aumento na procura por medicamentos para gripe e resfriado. “Neste ano começou mais cedo”, informa o presidente da Associação dos Moradores de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD), Danilo do Val Lapenta.
Segundo Lapenta, a epidemia da dengue na cidade mudou o comportamento dos moradores. “Quem apresentava sintomas da gripe vinha direto as farmácias e drogarias, agora devido à dengue, a maioria está indo primeiro aos médicos e o que observamos é que 90% dos clientes reclamam a falta de pediatra na cidade para prestar os atendimentos aos filhos”, constata.
Os medicamentos mais vendidos nesse outono com ares de começo de inverno na região, segundo o presidente da Associação, são antitérmicos para casos de febre e antibióticos de forma geral. “A procura pelos antitérmicos não aumentou muito nesses dias porque já estava alta por causa da dengue”, esclarece Lapenta.