A partir de hoje, 14, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe as inscrições para a nova prova de Valorização do Mérito. O exame é aberto para professores, supervisores e diretores das 91 Diretorias Regionais de Ensino. O cadastro segue até o próximo dia 30 de maio e deve ser realizado no GDAE, sistema online da rede estadual de ensino. Neste ano, 10,7 mil funcionários aprovados garantiram o reajuste de 10.5%.
Na edição de 2015, a novidade é a inclusão de mais uma faixa de servidores aptos a conquistar o aumento. Dessa forma, podem participar da prova, com data prevista para o segundo semestre, candidatos que estão na faixa 1 e visam evoluir para faixa 2. Também estão inseridos os que já estão na segunda faixa e pretendem chegar à  faixa 3. Além dos enquadrados na faixa 3 e querem alcançar a 4. 
Para auxiliar os educadores interessados na promoção, o Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) reuniu uma série de materiais previstos na bibliografia do concurso. Além de livros pedagógicos, também são indicadas publicações institucionais focadas no currículo pedagógico do Estado de São Paulo e em cada área do conhecimento. É recomendável o estudo de todo conteúdo.
“Entre os mecanismos propostos pela Secretaria da Educação para reconhecer o trabalho dos nossos servidores e, por consequência ampliar o rendimento financeiro de professores, supervisores e diretores, é a avaliação do mérito. Desde o começo da iniciativa, em 2011, mais de 110 mil funcionários tiveram a chance de mudar de faixa e evoluir na carreira”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.   

 

REQUISITOS PARA A PROVA
A participação é voluntária e podem se inscrever no exame os titulares de cargo efetivos ou ocupantes de funções atividades com atuação na rede há, no mínimo, três anos e com pontuação mínima de assiduidade (a depender da faixa). Portanto, estão na lista educadores das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia.  Professores do Ciclo I (1º ao 5º ano), além de supervisores e diretores de escolas. O edital do concurso foi publicado na íntegra na edição de 6 de maio do Diário Oficial do Estado.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA  / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo