A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou as dez diretivas para o Programa Município Verde e Azul 2015, que devem ser cumpridas pelas cidades participantes. Em Dracena, segundo a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, as ações são desenvolvidas desde o começo do ano e agora serão intensificadas.
Em 2014, entre as 610 cidades inscritas, Dracena obteve 86,53 pontos e se classificou em 57º lugar no Estado. Conforme a interlocutora do Programa no município, Ariellen Casagrande Pozza, das 10 diretivas neste ano, há novas metas e outras que se repetem, por serem contínuas e vão sendo aprimoradas.
DIRETIVAS – As dez diretivas estabelecidas pela Sema para o Programa neste ano, são: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão de águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Conforme Ariellen Casagrande há iniciativas de preservação ambiental que se enquadram em mais de uma diretiva, como a campanha da coleta de lixo eletrônico e óleo usado, realizada sábado, 16, na Praça Arthur Pagnozzi, que está inserida em três das dez metas, resíduos sólidos, cidade sustentável e esgoto tratado. Outra ação está prevista pela Secretaria no próximo dia 29, sexta-feira.
PROGRAMA – O Programa Município Verde e Azul visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental para melhoria da qualidade de vida da população.
A participação dos municípios no Programa é pré-requisito para a liberação de recursos e maquinários como caminhões compactadores de lixo, pelo Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).