No início da tarde de ontem, 15, cerca de 130 alunos da Instituição Novo Amanhecer (INA) entregaram panfletos pelas ruas de Dracena, para conscientizar a população sobre o trabalho infantil irregular, iniciando a campanha relativa ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).
A data marca a luta pelos direitos das crianças e adolescentes desde 2002, numa iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os alunos da INA participaram da caminhada carregando faixas e banners, com o intuito de chamar a atenção do público. O movimento saiu da sede da entidade, percorreu as avenidas Rui Barbosa e Presidente Vargas e fez uma parada na Praça Arthur Pagnozzi. A passeata ocorre todos os anos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. As denúncias contra o trabalho infantil podem ser feitas pelo telefone 100. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.
Adolescentes acima de 14 anos podem trabalhar como aprendizes, desde que tenham carga horária reduzida para não prejudicar o desempenho escolar.