Não é de hoje que a população dracenense enfrenta dificuldades ao procurar atendimento nos postos de saúde e se deparar com a falta de alguns médicos especialistas. Entre os médicos mais procurados está o pediatra.
Mãe de duas crianças, uma de um ano e outra de 6, a comerciante Giovana Lima, mais uma vez se deparou com a falta desse profissional ao procurar ajuda médica no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), na manhã de terça-feira, 16, em busca de atendimento para o filho mais novo que estava com febre alta e gripe. “Se é algo tão grave a gente faz um esforço e paga uma consulta. Mas ter que pagar uma consulta por causa de uma gripe? Se pagar a consulta não tem dinheiro para pagar os exames”, desabafa.
Segundo Giovana, a Secretaria de Saúde pede que se o caso não for grave que os pais deixem o nome da criança em uma lista de espera, extensa, e que não há previsão de quando haverá médico pediatra para atender. Se o caso for urgência, indicam levar a criança ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Revoltada com essa situação que já dura meses, Giovana está reunindo o maior número possível de mães para fazerem uma manifestação para conseguir um pediatra.
O ato está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, 22, com saída prevista às 19h30 da Praça Arthur Pagnozzi. Elas seguirão até a Câmara Municipal, munidas de cartazes, faixas, apito e narizes de palhaço, com o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades. “Está uma palhaçada. Nossa cidade sempre teve problema, assim como outras cidades e no País, porém nunca houve situação parecida como esta em Dracena, sempre houve médico para atender”, diz.
Hoje, 19, às 20 horas, um grupo de mães estará reunido no salão comunitário do bairro Emilio Zanatta para confeccionar os cartazes e debater sobre a manifestação, segundo Giovana. Ela conta que cerca de 150 mães já confirmaram a participação na manifestação.
EXECUTIVO – Em nota, a assessoria de imprensa da municipalidade informou que a Prefeitura está providenciando com urgência a contratação de uma empresa de prestação de serviços médicos da especialidade de pediatria. A contratação será feita por licitação que está em fase de abertura pelo Cisnap (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Convém destacar que as prefeituras são obrigadas pela lei a contratarem por meio de concurso ou de licitação.
“Infelizmente, a falta de médicos pediatras está ocorrendo em praticamente todo o País e que, apesar de a Prefeitura de Dracena oferecer um valor por hora trabalhada maior do que muitos municípios da região, nenhum médico veio participar dos vários concursos públicos para a contratação de pediatras. Quando as crianças necessitam de atendimento, estes estão ocorrendo no PAM”, diz a nota enviada a redação.