O informativo do Deinter-8, de Presidente Prudente, elaborado pelo setor de Comunicação Social da Polícia Civil destacou na seção “Conheça Seu Amigo”, o investigador Rodrigo Oliveira Freitas, no mês passado. Rodrigo é integrante da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Dracena e, ainda é professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, na disciplina de Armamento e Tiro desde 2010. Tem 44 anos de idade, iniciou a carreira policial aos 19 em 1990, no curso de formação de investigadores, na Academia da Capital Paulista concluindo a formação em Presidente Prudente.
Ele exerceu os primeiros trabalhos em Ouro Verde permanecendo por um ano e depois veio para a DISE, de Dracena, em 1992 passou a integrar também a DIG e posteriormente exercendo a função de chefe da investigação.
Rodrigo chefiou ainda o Garra, de Dracena, que foi extinto e, depois assumiu o GOE em 2010. Atualmente é o coordenador de operações supervisionado pelo delegado Cleber Batista, titular da DIG.
O investigador em destaque possui vários cursos na área de segurança pública e em 2009 recebeu elogios do delegado geral de polícia e diploma de honra ao mérito da Câmara Municipal pelos serviços prestados em Dracena.
Por ser professor da Academia recebeu homenagens em placas das turmas de formandos de investigadores, sendo escolhido patrono de 2006.
No ano passado foi homenageado pela turma de papiloscopistas e dos alunos do curso de formação de escrivães do núcleo de Presidente Prudente.
Rodrigo Freitas é graduado em Direito na Fadap, de Tupã, e em Psicologia e pós-graduado em Neuropsicologia, pela Fundec. Participou ativamente de várias operações policiais e de centenas de prisões, sendo as três principais delas, a prisão de uma quadrilha internacional de traficantes, com a apreensão de mais de 100 quilos de pasta base de cocaína; a operação falso profeta que prendeu os assassinos do vice-prefeito de Dracena e a operação Cowboy, que resultou na prisão e condenação de 24 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.