Jennifer Pamplona, namorada de Celso Santebañes, o Ken humano, chegou ao velório do jovem por volta das 13h30 desta sexta-feira (5). O casal chamou atenção de muitos internautas depois de assumirem o romance enquanto o rapaz estava internado em Uberlândia. O modelo, que morreu após uma complicação durante o tratamento da leucemia, está sendo velado na casa dos avós em Araxá e será enterrado às 17h, no Cemitério São João Batista.

Abalada, a estilista preferiu não gravar entrevista no momento em que chegou. Ela ficou ao lado do caixão. A família contou que ela esperava estar junto do Ken no Dia dos Namorados. O pastor que acompanhou a família durante o tratamento de Celso, Luiz Elias, disse que Pamplona não esperava que o namorado morresse tão cedo.

“Ela ainda não entendeu os desígnios e os mistérios de Deus, pois o homem traça os planos dele, mas a resposta certa vem do Senhor. Ela tem que entender que quando Deus chama, não há como mudar. Eu falei com a Jennifer que ela não pode cancelar os sonhos dela. Sonhos são coisas que Deus nos deu para continuar”, disse.

Celso Santebañes estava internado para sessões de quimioterapia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Na quarta-feira (3), ele precisou ser sedado e começou a respirar com ajuda de aparelhos, devido a uma pneumonia bacteriana. Segundo o hospital, ele “faleceu em decorrência de agravamento do quadro clinico pela pneumonia na fase de imunossupressão da quimioterapia”. 

Ken Humano Uberlândia (Foto: Instagram / Reprodução)
Ken Humano e a namorada Jennifer Pamplona (Foto: Instagram / Reprodução)

O relacionamento do casal foi assumido em maio. Na época, em entrevista ao G1, ela contou que estava apaixonada e torcendo para a cura do companheiro. Pamplona disse que conheceu Santebãnes em um programa de TV. O casal estava junto desde dezembro de 2014, mas foi apenas em março que realmente veio o pedido de namoro.

“Antes dele descobrir a leucemia, tínhamos marcado viagem para Los Angeles. Iríamos morar junto em um alojamento estudantil, pois a intenção era estudar lá. Em dezembro veio a notícia da doença e isso atrapalhou os nossos planos”, disse Jennifer.

Após a divulgação na mídia, comentários surgiram sobre a masculinidade de Celso Santebãnes. “Primeiro as pessoas têm que ter consideração. Sempre fui muito educada, mas se escutar comentários maldosos a respeito do meu namorado, não vou me poupar em ser grosseira. Respeito é o mínimo que uma pessoa pode oferecer a outra”, ressaltou.

Sonho interrompido
Para o pai, Célio Antônio Borges, o rapaz teve o sonho interrompido. “Quando ele estava começando a conseguir realizar o sonho, descobriu a doença e foi interrompido. Ele fez um plano, Deus fez outro. Agora, contamos com a ajuda dos amigos, que estão dando força para a gente neste momento difícil”, disse.

Jennifer Pamplona namorada Ken humano Araxá (Foto: Maritza Borges/G1)
Jennifer Pamplona namorada Ken humano Araxá (Foto: Maritza Borges/G1)

Apesar da luta contra a doença, Luiz conta que a família sempre acreditou na cura do modelo e que a esperança aumentou após o modelo ter superado quase dois meses em coma. “Nós nunca esperávamos que ele fosse morrer. A gente achava que ele ia vencer mais essa. Dessa vez, foi mais forte”, contou.

Muito apegado aos avós, Celso é velado na casa da família em Araxá. Segundo o pastor Luiz, amigo da família, esta era a vontade do avô dele, José Pereira Borges, que também velou o outro neto, irmão de Celso, que morreu há cerca de quatro anos, na mesma casa.

Ken humano na mídia
Santebañes ficou conhecido na mídia depois de fazer várias cirurgias para se assemelhar ao boneco Ken. Um dos projetos importantes da carreira do jovem era lançar o boneco dele, o Celso Dolls. O lançamento estava previsto para janeiro deste ano, mas foi adiado para que o modelo pudesse tratar o câncer recém descoberto.

Nas últimas semanas, o jovem ganhou destaque novamente nas mídias depois de se desentender com o modelo Maurício Galdi, que também trabalha como Ken humano. O atrito começou depois que Maurício publicou uma foto no Instagram com uma placa que o intitulava como boneco. Então, Celso comentou o post acusando o modelo de querer tomar o título dele e de se aproveitar da situação debilitada do jovem. Contudo, após alguns dias, eles se conheceram pessoalmente em um programa de humor e fizeram as pazes.

Tratamento
Santebañes descobriu o câncer quando foi tratar infecções causadas por aplicações de hidrogelem um procedimento feito há quase quatro anos. Ele foi hospitalizado inicialmente em Araxá . Do Alto Paranaíba, ele seguiu para Uberlândia para dar início ao tratamento.

Em uma das entrevistas concedidas ao G1, o modelo contou que na família existiram outros casos de pessoas com câncer e que achava que o dele poderia ser genético. “A doença já existia, mas eu não sabia. E devido às infecções, minha imunidade ficou mais baixa e os exames detectaram. A infecção com o hidrogel não tem nada a ver com a leucemia. É que descobrimos de uma vez só”, explicou o modelo na época.

Versão humana do boneco ‘Ken’
O sucesso foi algo repentino e recente na vida do mineiro Santebañes. Ele saiu do interior para tentar a sorte na ‘cidade grande’ e, no início do ano passado, passou a se comportar como um boneco, virando o Ken humano brasileiro. Tudo começou após amigos dizerem que ele se parecia com o companheiro da Barbie e os comentários renderam quatro cirurgias plásticas, maquiagens e a mudança no porte do modelo.

Em maio de 2014, o G1 contou a história de Santebañes e a trajetória até chegar à fama. Na ocasião, ele disse que agir como um boneco o fazia parecer uma pessoa fútil perante alguns. “Como sou conhecido como o Ken humano, muitos pensam que eu sou fútil. Mas isso não condiz, pois sou uma pessoa culta, gosto de ler e estou me formando em uma das principais escolas de teatro do Brasil. Eu ganhei este título e eu não esperava isso, mas eu procuro ser mais perfeito por dentro do que por fora”, declarou na reportagem.

Com suspeita de leucemia, 'Ken Humano' é transferido de hospital (Foto: Maritza Borges/ G1)
Médicos desconfiaram de doença após manchas
(Foto: Maritza Borges/ G1)

Na época, ele também garantiu que não gostava de passar despercebido. “Saí da minha cidade com o intuito de estudar teatro e ser ator. Eu gosto de agregar às pessoas com algo relacionado à minha imagem. E eu saí da minha cidade sem pensar muito, era para ser temporário e acabei ficando em São Paulo”, disse.

Desentendimento entre modelos
Nas últimas semanas, o jovem ganhou destaque novamente nas mídias depois de se desentender com o modelo Maurício Galdi, que também trabalha como Ken humano. O atrito começou depois que Maurício publicou uma foto no Instagram com uma placa que o intitulava como boneco. Então, Celso comentou o post acusando o modelo de querer tomar o título dele e se aproveitar da situação debilitada do jovem.

Maurício Galdi, de 27 anos, é de São Paulo e trabalha como modelo desde os 17 anos e atua como Ken em eventos e festas. Segundo informou ao G1, no fim de fevereiro, ele e o empresário receberam convite para se lançar no mercado como Ken humano. O modelo fez cerca de seis procedimentos e cirurgias para ficar parecido com o boneco.

Contudo, após alguns dias de desentendimentos nas redes sociais, os dois modelos se conheceram pessoalmente em um programa de humor e fizeram as pazes. Na ocasião, os dois “Ken humano” revelaram planos para, possivelmente, trabalharem juntos. “Mexeu muito comigo ver ele naquela situação. Pensei: estamos nessa briga boba sendo que ele está lutando para sobreviver. Por isso, pedi desculpa pelo que vinha acontecendo, o abracei e chorei. Me senti muito mal. No dia seguinte do nosso encontro, mandei mensagem para ele sugerindo nos encontramos fora da mídia, em um shopping”, disse Maurício Galdi.

Ken Humano Uberlândia (Foto: Instagram / Reprodução )
Fãs deram força ao modelo (Foto: Instagram / Reprodução )