A chefia da Seção de Comunicação do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (2º BPRv) de Bauru encaminhou ontem, 2, ao Jornal Regional nota informando que não há condição nenhum, por questões técnicas e de segurança dos policiais e dos usuários, e em respeito ao erário público, de se cogitar a readequação das antigas instalações para o retorno da base operacional no antigo endereço (às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, trevo principal de Dracena), mesmo porque já houve investimentos realizados pela Prefeitura da cidade para a desapropriação de área lindeira localizada no quilômetro 644,600 da SP 294.
A nota enviada diz respeito à matéria publicada na edição do dia 27 de junho, intitulada “Diretor do DER pede o retorno da base no antigo prédio às margens da SP 294 em Dracena”. Naquela ocasião, o engenheiro João Augusto Ribeiro, diretor regional Do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), declarou que é favorável ao retorno da base da Polícia Militar Rodoviária de Dracena ao antigo prédio localizado às margens da rodovia.
O comandante do 2º BPRv, tenente coronel PM Daniel Correia de Godoy, por meio da nota, esclarece as razões técnicas e estratégicas que contraindicam a instalação da base operacional no antigo prédio. Conforme a nota: “Os critérios técnicos e estratégicos avaliados e que foram considerados para a decisão do Policiamento Rodoviário indicam que esse tipo de instalação necessita proporcionar boas condições de segurança
para os policiais de serviço e, especialmente, para os usuá- rios que estarão sendo atendidos ou fiscalizados na base operacional, que ela seja de boa acessibilidade, boa visibilidade e que, por sua localização, atue como fator inibidor para a prática de ações ilícitas em geral na região onde estiver instalada. O novo traçado da rodovia, com a sua duplicação, tornou aquelas instalações totalmente inviáveis para o funcionamento pleno e eficaz de uma base operacional, anulando as poucas condições que ainda existiam para o efetivo cumprimento da missão do policiamento rodoviário naquele local. Portanto, não há condição nenhuma de se cogitar a readequação das antigas instalações para o retorno da base operacional no antigo endereço. Considerando a reestruturação ocorrida no Policiamento Rodoviário do Estado, que com o objetivo de otimizar o emprego operacional do nosso efetivo
centralizou as atividades administrativas nas sedes das companhias, o projeto existente, com área prevista de 408 m², passou a ser desproporcional às atuais necessidades e oneroso ao Estado, uma vez que a instalação ideal hoje, para o funcionamento de base operacional, seria com apenas 160m². Destarte, ao verificar a existência de alguma pendência determinante por parte do DER, a qual impediu, até o momento, a construção da nova base, o  comando do 2º BPRv considerou oportuno a apresentação de um novo projeto, com menor custo, dentro dos padrões técnicos e arquitetônicos ora adotados e mais adequados para operacionalizar o policiamento rodoviário na região. Visando minimizar os reflexos da desativação da base operacional de Dracena o comandante da 2ª Cia PM, capitão PM Alessandro, responsável direto pelo trecho, acompanha mais de perto a execução do planejamento
operacional naquele setor, tanto que os resultados comparativos entre o período de janeiro a abril de 2013 (quando não havia obras no local) e o mesmo período de 2015 (período que também não foram implementadas obras no trecho), verificaram-se muito positivos, com redução na ordem de 30% do total de acidentes, em 10% no índice de acidentes sem vítima e redução de 47% nos acidentes com vítima. Convém esclarecer ainda que não houve, nos últimos meses, qualquer documento do Departamento de Estradas de Rodagem da Regional – DR.12 protocolado na 2ª Cia PM – Presidente Prudente ou no 2º BPRv, sediado em Bauru, sugerindo o retorno das nossas operações às instalações da base operacional desativada, bem como não houve qualquer tipo de convite ao Policiamento Rodoviário para participar de reunião em Dracena ou Presidente Prudente para discutir esse assunto,
conforme citado na matéria supracitada. O comandante do 2º BPRv ressalta que, até a construção da nova base, o policiamento rodoviário na
região, pelos motivos expostos, será desenvolvido dentro dos padrões operacionais atuais, com patrulhas rodoviárias e equipes de TOR distribuídas 
estrategicamente ao longo do trecho para fiscalizar, atender ocorrências e promover segurança aos usuários com presença e dinamismo constante. O 2º Batalhão de Polícia Rodoviária reafirma o seu compromisso com o cidadão de desenvolver permanentes ações que busquem evitar acidentes, preservar a vida e combater o crime nas rodovias dessa importante região do Estado de São Paulo”. O projeto do DER executado consta a construção de
viadutos, faixas adicionais, acostamentos, construção de marginais e restauração de pistas, não inclui duplicação, como cita em parte a nota acima.