Thiago Pereira do Santos, ex-aluno do curso de Arte da faculdade Unifadra Dracena, foi aprovado no mestrado em Educação na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Paranaíba.
O processo para aprovação no mestrado contou com prova escrita, análise de projeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo lattes. “Passei por todas essas etapas e com êxito consegui ser aprovado”, comentou.
Segundo Thiago Pereira dos Santos, serão trabalhados no seu mestrado conceitos de sexualidade e erotismo nas obras “O jardim das delícias terrenas”, de Bosch, e “O jogo lúgubre”, de Salvador Dali, a partir do livro “O erotismo”, de Georges Bataille.
“A pesquisa pretende estabelecer um diálogo de linguagem entre os seguintes objetos de estudo: a pintura “O jardim das delícias terrenas” do pintor holândes Hieronymus Bosch, pintada entre 1480 e 1515, e a pintura “O jogo lúgubre”, do pintor catalão Salvador Dali, pintada em 1929”, explicou.
Ainda de acordo com o mestrando, o objetivo é identificar o discurso sexual e erótico que permeia as obras, utilizando como referencial o livro “O erotismo” de Georges Bataille, tentando ver o tipo de relação que cada pintor estabelecia com os termos sexualidade e erotismo ao reproduzi-los nas pinturas, e percebendo se essa relação é uma reprodução de valores das duas sociedades distintas nas quais os dois viviam, considerado-se mais de quatro séculos entre a produção de cada pintura, além do diferente espaço geográfico onde cada obra foi pintada.
 Thiago Pereira dos Santos se formou em Arte no ano de 2005 na Unifadra Dracena e desde então vem trabalhando na área da arte educação.
É concursado como docente na rede estadual paulista no município de Pereira Barreto e pós-graduado em Educação Musical pela UNIJALES.
“Graças à boa formação que os profissionais desta faculdade me deram, nunca tive problemas em conseguir bons resultados no mercado de trabalho e na área da pesquisa”, finalizou.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Departamento de Comunicação da Fundec