As agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), de Dracena e Adamantina, estão funcionando normalmente, sem adesões dos servidores à greve que está ocorrendo a nível nacional, por melhores salários e condições de trabalho. A informação é da agência regional do INSS, de Presidente Prudente, onde os serviços também não foram paralisados.
No Brasil, de acordo com informações dos veículos de comunicação da capital (São Paulo), na segunda-feira, 13, das 1.605 agências do País, 564 (35,1%) funcionavam parcialmente e 222 (13,8%) estavam fechadas.
Os servidores reivindicam reajuste de 27,5% imediato e com aumento gradual nos primeiros quatro anos, melhorias nas condições de trabalho e atendimentos ao público. A greve teve início segunda-feira, 6.
As agências do INSS funcionam ao público, das 7h às 17h. Ontem, 14, a agência de Adamantina não abriu no período da manhã, em decorrência do falecimento de uma funcionária.
Os atendimentos do INSS incluem pagamentos de aposentadorias por idade, invalidez e tempo de serviço, perícias médicas, benefícios assistências aos idosos e deficientes, salário família, maternidade e pensões de mortes, entre outros.
Em comunicado à imprensa, o Ministério da Previdência Social e o INSS afirmam que têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.