Os Jogos Regionais duram praticamente dez dias. São dez dias em outro município, convivendo com outras pessoas, sem a família por perto, e muita responsabilidade na hora de começar a disputa. Cada atleta leva consigo o nome da sua cidade. Durante os Jogos Regionais, os competidores ficam alojados em escolas e centros comunitários de Osvaldo Cruz.
Adler Monteiro tem 15 anos, e está competindo no basquete por Presidente Prudente. Há três anos na modalidade, o prudentino está representando sua cidade pela primeira vez nos regionais. Para passar o tempo quando não está em quadra, ele assisti televisão, descansa, além de bater papo com os amigos do alojamento. “A gente passa bastante tempo no celular, jogando para distrair, conversando com a família. É uma experiência legal estar longe de casa sabendo que estamos aqui competindo pela nossa cidade, fazendo o que a gente gosta de fazer”, destacou.
Os atletas elogiam Osvaldo Cruz pela receptividade e afirmam que gostam de competir na cidade. “Os locais das competições, as pessoas, a acessibilidade da cidade, é tudo legal, tudo bem feito”, destaca Maicon Douglas, jogador de basquete no time de Presidente Prudente.
A rotina é dormir cedo para acordar cedo. A responsabilidade é grande, e a vontade de conquistar a medalha é ainda maior.