A Polícia Civil de Dracena alerta a população que desconhecidos vêm tentando praticar nos últimos dias o “golpe do falso pecúlio”, em moradores da cidade, assim como da região. O golpe consiste em enviar a vítima uma carta, supostamente oriunda do Poder Judiciário ou outra entidade pública, contendo informações pessoais e com a notícia que tem um valor alto a receber, a título de pecúlio. Para receber o valor, a vítima precisaria pagar à custa do processo.
A carta impressiona por ser em papel timbrado e apresentar muitos detalhes. A vítima é orientada a entrar em contato através de um número de telefone, pelo qual o estelionatário conduz o golpe exigindo o depósito de quantia em dinheiro para posteriormente ser liberado o benefício.
Nos casos investigados, a entidade que supostamente envia a carta seria Anaprev – Associação Nacional de Previdência do Brasil, sendo solicitado o depósito aproximado de R$ 8 mil.
A Polícia Civil alerta que ao receber esse tipo de comunicado, a vítima deve ignorar ou se permanecer em dúvida procurar o seu advogado ou sua entidade de classe que teria entrado com o pedido de indenização ou a antigo órgão que trabalhava para checar a autenticidade das informações, podendo ainda obter dados processuais junto ao site do Poder Judiciário na internet e ainda procurar a Polícia Civil para obter mais esclarecimentos.
Ainda orienta que em nenhum caso a vítima deve efetuar o depósito de quantia em dinheiro na conta indicada, antes de verificar a procedência da correspondência.