O Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado no último dia 2, foi comemorado ontem, 4, com a realização de um treinamento simulado ontem na Praça Arthur Pagnozzi, em Dracena. Todos os procedimentos demonstrados ao público foram muito bem preparados pelos integrantes do Corpo de Bombeiros local fazendo com que as cenas ficassem parecidas como reais.
O simulado mostrou como é o trabalho dos bombeiros em caso de acidente de trânsito envolvendo carro e moto com três vítimas. Umas das vítimas estava presa nas ferragens e outras duas que estavam na moto, caídas no asfalto com ferimentos graves, além de outro caso de combate e extinção de incêndio em interior do veículo.
O subtenente Sinval que fez a apresentação do simulado ao público explicou todos os procedimentos adotados, dicas de segurança e esclarecimentos sobre o simulado, exposição de materiais e orientação de segurança à população. Ele disse também que os bombeiros procuram ser ágeis, mas com segurança e com a preocupação de que as vítimas estejam vivas. Ele ainda explicou que não adianta a pessoas serem retiradas das ferragens do veículo acidentado de qualquer forma só para ser rápido e com isso provocar na vítima uma lesão. O simulado demonstrou que todos os procedimentos normais são feitos com calma e sempre com o objetivo de salvar vidas. A dona de casa Roseli Alves Machado, moradora do Jardim Vera Cruz, que em 1995 foi vítima grave em um capotamento entre Junqueirópolis e Irapuru, assistiu o simulado com o filho João Victor. Ela afirmou que ficou emocionada ao ver o que passou de verdade apesar de não se lembrar qual o procedimento naquela época que salvou a vida dela. “Eu não lembro de nada do acidente que sofri, pois fiquei desacordada. O trabalho dos bombeiros é perfeito e eles ajudam a salvar muitas vidas e por isso estão de parabéns”, comentou a dona de casa. O tenente Crescimani comandante dos bombeiros afirmou que o simulado foi plenamente satisfatório, visto que todos os objetivos traçados foram alcançados e a população assistiu e participou ativamente. “Aqui mostramos o socorro a três vítimas, uma presa em ferragens, outra lançada para fora do veículo e o condutor da moto caído no asfalto e posterior a isso foi feito a extinção do incêndio no veículo com o uso do líquido gerador de espuma por intermédio de abafamento e resfriamento. O Corpo de Bombeiros está pronto para atender o que for preciso em qualquer procedimento”, disse o tenente.