A Secretaria da Educação de São Paulo aplica neste domingo, 23, a primeira etapa da Prova de Valorização do Mérito 2015. Desta vez, 73.406 servidores do quadro de magistério da rede estadual terão a oportunidade de realizá-la. O exame garante 10,5% de reajuste no salário base, evolução de faixa salarial e é válido a professores, diretores e supervisores das 91 Diretorias de Ensino. O edital de convocação e locais de prova estão disponíveis no Diário Oficial do Estado.
Na manhã do dia 23, devem comparecer aos municípios sedes das Diretorias de Ensino os professores de PEB I e PEB II (categoria Educação). À tarde, a partir das 14h, a prova é dedicada ao suporte pedagógico (supervisor e diretor) e PEB II de Educação Especial. Para realização do certame, os candidatos devem apresentar documento original com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação). Cópias e protocolos, mesmo autenticados, não serão válidos.
No outro domingo, dia 30, é a vez dos professores de Educação Básica II, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia. Nas duas datas os inscritos terão um prazo total de 4 horas para responder 60 questões, de múltipla escolha, sobre formação específica por campo de atuação, e uma dissertativa correspondente à formação pedagógica.
“A Secretaria da Educação de São Paulo oferece aos servidores opções para evolução na carreira e ampliação salarial. Entre os mecanismos criados, em conjunto com a própria rede, está a prova de avaliação do mérito. Desde 2010, o exame é oferecido a funcionários do quadro do magistério. No ano passado, de maneira inédita, o processo foi estendido aos servidores do quadro de apoio de todas as regiões do Estado”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
REQUISITOS PARA PROVA E BIBLIOGRAFIA – A Prova de Valorização do Mérito é aberta a integrantes do quadro do magistério enquadrados nas faixas 1, 2 e 3 e querem evoluir para as etapas subsequentes. Além disso, para participar da prova, é preciso ter cumprido o intervalo mínimo de três anos no exercício do cargo ou da função, atuar em uma mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 876 dias e somar, no mínimo, 1.728 pontos de assiduidade. A bibliografia de referência para os exames, por categoria, está publicada no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo