Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo têm a chance de atuar como protagonistas de projetos sustentáveis e de melhoria das comunidades em que vivem. Sob a orientação de um professor, os jovens podem se inscrever na 2ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã” até o dia 20 de setembro. Mais informações sobre o cadastro estão no Portal da Secretaria.
A principal proposta da premiação, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é desafiar os estudantes de todo o País a realizarem projetos que demandam conhecimentos científicos, além de apresentarem soluções simples e criativas para melhorar o espaço onde vivem e contribuir para uma sociedade mais sustentável. Na rede estadual paulista, esta proposta já faz parte do currículo e os “alunos cientistas” estão espalhados pelas unidades de ensino de todo o Estado.
Com o auxílio de professores, os estudantes já criaram, por exemplo, um inseticida natural contra a dengue, uma pomada cicatrizante feita com planta nativa típica da região do entorno da escola, semáforos com sistema sustentável de energia à prova de pane em tempestades, merenda com proteína extraída de insetos, sistemas de reutilização da água, entre outros.
“Nosso principal objetivo é que os nossos alunos sejam protagonistas e encontrem nas escolas a motivação e o apoio para desenvolverem projetos que melhorem a comunidade. Por isso, apostamos e investimos em novas ferramentas que buscam aproximar cada vez mais o currículo da realidade dos jovens”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
A primeira seleção do prêmio “Respostas para o Amanhã” dará aos 20 melhores projetos um kit de edição de vídeo (um notebook e uma câmera), e as equipes deverão produzir um filme sobre a ideia desenvolvida. Os cinco grupos finalistas serão premiados com smartphones para os alunos e tablets para o professor orientador e para o diretor da escola. A unidade vencedora receberá 40 notebooks.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo