A Secretaria da Educação de São Paulo está recebendo as inscrições para a prova de promoção do Quadro de Apoio Escolar (QAE). Os aprovados no exame podem garantir 20% de reajuste salarial, no caso dos agentes de serviços, e 35% para aqueles que atuam como agentes de organização e secretários. O cadastro segue aberto até o próximo dia 28 e deve ser feito no GDAE, sistema online da rede. A prova está prevista para até o final do ano.
O concurso é válido aos servidores titulares de cargo ou ocupantes de funções-atividades. É preciso ainda estar, no mínimo, há cinco anos enquadrado na faixa 1. Os agentes de serviço e organização devem possuir também o certificado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), enquanto para os secretários a exigência é o diploma de graduação em curso de nível superior. No ano passado, mais de 5 mil funcionários foram promovidos.
Os servidores do quadro de apoio escolar que participam da prova poderão ser promovidos para a faixa salarial imediatamente superior àquela em que se encontram hoje. O exame será dividido em duas etapas: parte objetiva (composto por 5 questões de múltipla escolha sobre formação específica por cargo) e parte dissertativa (cujo conteúdo inclui as atribuições previstas no artigo 4º da Lei Complementar nº 1.144/2011). O edital completo foi publicado na edição de 11 de agosto do Diário Oficial do Estado.
“Pelo segundo ano seguido realizamos em São Paulo a prova de promoção para os funcionários do quadro de apoio. Assim como já ocorre desde 2010 com os professores da rede, o concurso também reconhece em promoção salarial o desempenho dos servidores e garante a eles mais uma oportunidade de evolução na carreira”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
PROMOÇÃO SALARIAL – No próximo domingo, 23, profissionais do quadro do magistério participam da prova de Avaliação do Mérito da categoria. Para eles, a possibilidade de reajuste em caso de aprovação é de 10,5% em relação ao salário-base. Nessa primeira etapa, o exame é aplicado nos municípios sede das 91 Diretorias de Ensino a professores de PEB I e PEB II (categoria Educação), suporte pedagógico (supervisor e diretor) e PEB II de Educação Especial. No dia 30, será a vez dos funcionários de Educação Básica II, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo