Os alunos do 3° ano do ensino fundamental este ano não passarão pela tradicional Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prova aplicada em todo o País, na etapa em que se completa o ciclo de alfabetização. A decisão partiu do Governo Federal, que segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), trata-se de uma questão pedagógica.
Para a secretária municipal de Educação de Dracena, Fernanda Nasser Gerônimo Conde, o impacto com a falta da prova ocorrerá. “Apesar das provas propostas pelo Governo, temos avaliações internas, por isso continuaremos tendo o controle da alfabetização das crianças em Dracena. Claro que, com a não realização da ANA o trabalho fica incompleto”, avalia.
A secretária pontua que este ano seria a terceira edição da prova, com avaliação das disciplinas de Português e Matemática. “Seria uma reavaliação da prova dos dois últimos anos”, diz.
PNAIC – A Avaliação Nacional da Alfabetização é uma das estratégias para execução do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), instituído pelo Governo Federal em julho de 2012. Pelo Pnaic, os alunos deveriam estar alfabetizados até 8 anos de idade, ou no 3° ano do Ensino Fundamental.
A previsão no Pnaic era de que a ANA seria anual e seus resultados disponibilizados para as escolas como instrumento de monitoramento e de ajuste nos currículos.