Um dos mais tradicionais bairros de Dracena, o Jardim Brasilândia, comemora este mês, o 36º aniversário de fundação. Para marcar a data, estão programados dois eventos, o primeiro será na próxima segunda-feira, 24, às 9h, na Emefi Guilherme Tammerik, com apresentação da bandeira do bairro e números artísticos.
Na solenidade, estão sendo aguardadas presenças das autoridades municipais, como o prefeito José Antônio Pedretti, a vice, Célia Brandani e vereadores. A segunda programação será realizada no dia 29 (sábado), às 20h, no Parque do Bosque, com apresentações artísticas. Também fazendo parte da programação, homenagens pela Câmara aos pioneiros do bairro.
A programação dos eventos de aniversário do bairro é realizada em parcerias da Associação de Moradores do Jardim Brasilândia e a Emefi Guilherme Tammerik. Segundo o ex-presidente da Associação, o vereador Luiz Coelho, uma das características marcantes do bairro, é o comércio que se fortaleceu e possui hoje cerca de 40 estabelecimentos de diferentes segmentos.
O bairro possui aproximadamente 700 residências e de acordo com Coelho, a história do Jardim Brasilândia começou em 16 de março de 1979, com o licenciamento de funcionamento do loteamento. Em maio de 1979, o loteamento obteve a primeira certidão dos 772 terrenos que formam o bairro.
“Em 7 de agosto de 1979, o proprietário do loteamento, José Bravo, assumiu o compromisso de implantar a infraestrutura de água e energia elétrica, mas não constava a pavimentação asfáltica que só foi implantada em 1999 e hoje o bairro está praticamente todo pavimentado, restando somente 200 metros da rua Graciliano Ramos, onde não tem residências”, aponta Coelho.
O vereador explica que não há uma data oficial de fundação do bairro e o dia 7 de agosto foi escolhido pelo compromisso de urbanização, assumido e cumprido pela empresa de loteamentos.
O bairro evoluiu e possui infraestrutura educacional, onde funcionam a Escola Estadual Alfredo Machado, que é o prédio mais novo das escolas estaduais na região, a Escola de Educação Infantil Guilherme Tammerik, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), duas praças, sendo que uma delas está em fase de conclusão, um posto de saúde e em breve será inaugurado um posto do Programa de Estratégia da Família (ESF).