O sábado foi de muita atividade na quase arrasada Panorama. Servidores municipais e voluntários procuravam limpar escolas, prédios públicos e ruas, enquanto o prefeito Luiz Carlos anunciava que alugaria casas para alojar famílias que perderam tudo, por ocasião do vendaval de quinta-feira. Com o fornecimento de água e energia restabelecido, as atividades podem ser retomadas, gradativamente, a partir de amanha.

Aviso importante
O meteorologista João Caetano Mancini Vaz, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), sinaliza que, a partir de terça-feira (15), o clima volta a mudar e a alta da umidade do ar, somada a uma frente fria que se desloca do sul em direção à região, pode causar outros eventos meteorológicos de mesma proporção daqueles registrados no meio de semana.

Mosquito terrível
Durante reunião na secretaria estadual da Saúde, na capital, autoridades do setor acionaram o sinal de alerta: incapaz de controlar a doença – este ano – a população paulista está ameaçada de uma nova epidemia de dengue, ao longo de 2016. São inúmeras as comunidades paulistas com elevados números larvários. Assim, torna-se imprescindível que a vigilância epidemiológica e os moradores façam a lição de casa, buscando erradicar os criadouros do aedes aegypti.

Não é pra já
Membro da secretaria da Saúde detalhou, durante a reunião, que existem análises para liberação de três pesquisas para a produção da vacina contra a dengue, desenvolvidas pelo Instituto Butantã. A etapa que ainda depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), incluiria testes da eficácia do imunizante em grupos de pessoas. No entanto, a vacina só estaria disponível para uso daqui a dois anos.

Pela porta dos fundos
Um casal de profissionais cubanos do programa Mais Médicos que trabalhava há cerca de um ano em Agudos, está desaparecido desde terça-feira (8). Segundo a prefeitura daquele rico município, eles abandonaram o trabalho e não atendem ligações nos telefones fixo e celular. O prefeito lavrou boletim de ocorrência e comunicou o sumiço ao ministério da Saúde.

Vão fazer falta
Um colega do casal contou que eles fizeram contato, dizendo que estavam nos Estados Unidos. Existe a possibilidade de que os cubanos tenham solicitado abrigo às autoridades norte-americanas. De acordo com o prefeito Everton Octaviani (PMDB), “eram médicos muito competentes, queridos da população. Atendiam muito bem e eram de qualidade técnica aprovada por todos, médicos de aceitação popular muito grande”.

Os sais, por favor!
O ministério da Saúde adverte: torcer para o São Paulo pode provocar sérios problemas cardíacos. A advertência surge no momento em que o diretor de futebol, Ataíde Guerreiro, avisa que não vai suprir a falta dos oitos titulares, negociados com agremiações do exterior. Assim, aconselha-se que os hipertensos abstenham-se de ver um time formado por Lianko, Reinaldo, Wesley, Guisao, Centurión, Thiago Mendes e o sonolento Ganso. Sob a orientação do professor Pardal, importado da Colômbia.