Preste atenção neste texto: “Não há sinceridade, não há bondade, e ninguém neste país quer saber de Deus. Juram falso, mentem, matam, roubam e cometem adultério. Os crimes e os assassinatos aumentam. Por isso, a terra ficará seca e tudo o que vive nela morrerá. Morrerão os animais, as aves e até os peixes” (Oséias 4.1-3).

Não parece que você está lendo notícias de um jornal de hoje? Sinceramente, olhando com atenção, não é o que acontece à nossa volta? Não há sinceridade, não há bondade, e ninguém quer saber de Deus. O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios. A criminalidade aumenta a cada dia. Nossas riquezas naturais estão se degradando a cada dia.
Verificamos no texto sagrado o terrível resultado dos erros de Israel: a terra e tudo que nela está padece. Deus litigou com o povo porque outros não o fizeram. Seria o papel dos líderes religiosos, profetas e reis admoestar e corrigir o povo, combatendo e censurando a sua maldade. Mas, ao invés de combater, eles compartilhavam dos mesmos erros, até conduzindo o povo à perversidade.
A acusação fundamental do livro de Oséias se encontra no versículo 6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Deus visivelmente acusou os sacerdotes por não ter conduzido o povo no caminho Dele. Hoje em dia, muitos guias religiosos não mostram um compromisso sério e absoluto com a palavra do Senhor. Corrompem a mensagem e acolhem práticas, tradições e doutrinas erradas para conservar suas posições, seu “status quo” nas denominações. Tais pessoas receberão a reprovação e condenação de Deus! De outra parte, muitos seguidores das mesmas igrejas se satisfazem em ser “boas ovelhas”, abraçando a direção de outros sem questionar. Não examinam a palavra de Deus e, assim, são ludibriados.
Olhando à nossa volta percebemos que essas coisas acontecem e as consequências estão aí para todo mundo ver, e sofrer! E, como registrado no texto bíblico, até o meio-ambiente sofre as consequências! É tempo de voltar-se para Deus e Sua santa palavra! Busque a orientação do Senhor para a sua forma de pensar, agir, falar, decidir, negociar, viver em família, enfim, permita que a sabedoria do Senhor paute todas as áreas de tua vida. Não é possível viver bem, feliz, vitorioso, se você estiver divorciado dos ensinamentos de Deus. Permita que ele fale à tua alma e peça a ele que te capacite a viver na vontade dele. Vale a pena! Deus te abençoe. Somente ao Senhor toda a glória!

*Pastor e missionário presbiteriano.