A partir de hoje, 29, o campus da Unesp de Dracena deixa de ser experimental e passa a ser unidade universitária. A notícia foi anunciada pelo coordenador executivo, o professor doutor Paulo de Figueiredo, durante coletiva de imprensa no auditório da universidade na manhã de ontem, 28, que contou com a presença do vice-coordenador, também professor doutor Fábio Mingatto; prefeito José Antônio Pedretti; presidente da Câmara Municipal, Francisco Rossi; secretário de Governo e Ações Estratégicas, José Roberto Zarzur; diretor executivo da Fundec, Edson Kai; Ezequiel Alguz que, representou o deputado estadual Reinaldo Alguz e o deputado federal Evandro Gussi; Cleber Bragatto, representando o deputado estadual Mauro Bragato; vereador Rodrigo Parra, representando o deputado estadual Ed Thomas; além de vereadores e professores do campus.
Paulo disse que este é o passo mais importante da Unesp nesses 12 anos de trabalho, desde a instalação da unidade em Dracena.
Outra novidade anunciada foi que o campus passa a se chamar Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas campus de Dracena (FCAT). “Desde 2012, a coordenadoria local vinha fazendo pedidos para reitoria para ser reconhecida como unidade universitária. Fato este, que no final de agosto chancelou nosso pedido”, pontuou Paulo.
O coordenador executivo da Unesp salientou ainda que, já está em tramite um novo curso para o campus, no entanto, preferiu não citar qual seria. Mas adiantou que será um curso de graduação com aptidão em ciências agrárias, devido toda a estrutura que a Unesp de Dracena já possui.
A intenção, segundo a coordenação, é que o campus de Dracena ofereça de 5 a 6 cursos de graduação.
Atualmente a Unesp de Dracena conta com cerca de 350 alunos matriculados nos cursos de graduação e pós.
O vestibular para o curso de Zootecnia, que até então ocorria em julho, passará a ser no final do ano, na mesma época em que ocorre o de Engenharia Agronômica.
Durante a cerimônia, ainda fizeram uso da palavra, o prefeito José Antônio Pedretti; Ezequiel Alguz; Cleber Bragatto; o vereador Kilse Muniz; Francisco Rossi e Edson Kai.
HISTÓRIA – Distribuída em 24 municípios do Estado, a Unesp é composta por 34 unidades universitárias.
O curso de Zootecnia do campus de Dracena teve suas atividades iniciadas provisoriamente em agosto de 2003, nas instalações físicas cedidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), onde ficou até dezembro de 2005.
No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações do campus da Unesp, com a presença do governador Geraldo Alckmin, situado na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na altura do km 651.
Em 2012, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível de mestrado acadêmico, fruto da parceria entre o campus experimental de Dracena e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/ Unesp, além de ser o primeiro programa de mestrado interunidades da Unesp.
A partir de março de 2013, a Unesp de Dracena passou a oferecer o curso de Engenharia Agronômica, aprovado pelo Conselho Universitário em 12 de março de 2012 e criado pela Resolução Unesp 109 de 30 de agosto de 2012. Foram oferecidas inicialmente 40 vagas em período integral.
O campus de Dracena oferece para o curso de graduação em Zootecnia, período integral, 40 vagas; Engenharia Agronômica, também em período integral com 40 vagas; um programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível mestrado acadêmico com 18 vagas.
A universidade conta, ainda, com 78 servidores contratados diretamente, sendo: 46 técnicos administrativos, 31 docentes contratados sob o regime RDIDP (40 horas) e um professor substituto. Ainda são 24 funcionários contratados por meio da terceirização de serviços (vigilância/portaria/limpeza).
Estará aberto a partir de hoje, o processo licitatório, para obra da construção do prédio de dois andares que abrigará entre 12 a 14 laboratórios. O projeto está orçado em R$ 5,700 milhões.