Uma ação civil pública impetrada pela promotoria de justiça que impede o uso de escolas municipais como alojamento de atletas na disputa dos 79º Jogos Abertos do Interior, pode resultar na suspensão dessa importante competição esportiva, que está prevista para ser realizada de 26 de outubro a 7 de novembro em Ribeirão Preto.
Ontem, 10, de manhã, Layr Luchesi Júnior, secretário de Esportes daquela cidade disse a reportagem por telefone que entraria na justiça pedindo efeito suspensivo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que ser for deferido, garante a realização dos jogos.
De acordo com o secretário, a decisão da ação civil foi do promotor de justiça Ramos Lopes Neto, que foi encaminhada ao juiz Paulo César Gentile da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto.
Luchesi disse a imprensa de Ribeirão Preto: “Já estamos tomando todas as medidas cabíveis. Ainda esperamos uma decisão de forma oficial, mas vamos trabalhar para que a sede seja mantida em Ribeirão Preto. O certo é que trabalhamos sem otimismo ou pessimismo, mas o risco de ficarmos sem os Jogos é muito grande”, confessou.
O Jornal A Cidade de Ribeirão Preto divulgou que acompanhando o imbróglio de perto, Sidnei Teixeira de Castro, diretor da Divisão de Esporte da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e membro da organização dos Jogos, garantiu a realização do torneio, que conta com a participação de cerca de 20 mil atletas de 240 cidades, mesmo se precisar mudar de local.
“Estou em contato com o secretário [Luchesi Júnior] e estamos esperando uma manifestação de Ribeirão Preto, se terá condições de abrigar os Jogos ou se vamos indicar uma nova cidade. O cancelamento do evento está fora de cogitação”, enfatizou o diretor.
Para a realização dos Jogos Abertos o Governo do Estado repassará ao município sede R$ 1,200 mil enquanto que os R$ 240 mil restante é a contrapartida de Ribeirão Preto.
Dracena tem algumas modalidades classificadas nos Jogos Regionais para os Jogos Abertos, que no ano passado aconteceu em Bauru.
Layr Luchesi Júnior é o secretário