O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lucélia divulgou na última semana, a lista de candidatos que irão concorrer à vaga de conselheiro tutelar.
Neste ano, a escolha para novos membros do Conselho Tutelar acontece de forma unificada, no dia 4 de outubro.
O processo de escolha aconteceu em seis etapas, sendo: inscrições e entrega de documentos; análise da documentação exigida; prova escrita; avaliação psicológica, homologação dos resultados e aprovação das candidaturas; processo de escolha em data unificada (eleição) e diplomação e posse.
A eleição ocorre em todo território nacional na mesma data, sempre na primeira semana de outubro do ano seguinte a eleição presidencial.
De acordo com o CMDCA, a posse dos novos conselheiros tutelares será realizada no dia 10 de janeiro de 2016.
O mandato dos conselheiros também será ampliado em um ano. Atualmente, eles permanecem no cargo por três anos e, a partir de 10 de janeiro de 2016 – quando tomam posse – ficarão na função por quatro anos.
No início do pleito, 22 candidatas estavam inscritas. E atualmente, nove mulheres concorrem à vaga de conselheira tutelar.
A Emef Argemiro de Almeida Gonzaga será o local para a votação das novas integrantes que assumirão o Conselho Tutelar no ano de 2016. A votação ocorrerá no dia 4 de outubro, das 8h às 17h. Poderá participar do processo de escolha toda pessoa maior de 18 anos, em dia com a Justiça Eleitoral e residente no município de Lucélia.
O processo será realizado para o preenchimento de cinco vagas para membros titulares e cinco vagas para seus consequentes suplentes. As candidatas são: Cláudia Aparecida dos Santos Pinheiro, Claudete Bonadirman da Silva, Eliuce Silva Arribamar, Mariana Aguiar Florêncio, Marcela Iza Tavares, Márcia de Souza, Poliana Alves Gardim, Roseli Pereira Arruda de Oliveira e Thaís Fernanda Fraquim.