A Comissão de Educação e Cultura, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), presidida pela deputada Rita Passos, aprovou na terça-feira, 15, moção de apoio à aprovação do pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP), do projeto de implantação do curso de medicina na Unifadra em Dracena.
Consta na moção, que o projeto final de implantação do curso, foi protocolado no Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) em junho pela Faculdade Unifadra Dracena, mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec).
O projeto foi encaminhado no dia 25 de junho, pela diretoria da Fundec, ao presidente do CEE, Francisco Carbonari, onde estiveram presentes, o prefeito José Antônio Pedretti, o presidente da Câmara, Francisco Rossi, o deputado Mauro Bragato, o provedor da Santa Casa, Altamir Alves dos Santos, o presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), Hélio Furini e os vereadores Moisés Antônio de Lima, Milton Polon e Rodrigo Parra.
O diretor-executivo da Fundec, Edson Kai, manifestou-se sobre a moção, considerando como excelente notícia que irá fortalecer a aprovação do curso pelo CEE. “O apoio dos deputados da Assembleia, é muito importante, principalmente nesse momento atual em que várias instituições de ensino superiores do país passam por dificuldades e a Unifradra-Fundec, obtém esse voto de confiança”, ponderou o autor da moção aprovada, o deputado Ed Thomas.
“Demonstra que a Alesp confia no projeto da faculdade e nos passa a esperança, assim como também à população que estamos no caminho certo para aprovação”, afirma o diretor Edson Kai, que reitera os agradecimentos a todos os segmentos envolvidos na implantação do curso, representados pelo prefeito José Antônio Pedretti, o deputado Bragato, o presidente da Câmara, Francisco Rossi, as santas casas de Dracena e região.
O prefeito Pedretti informou que a moção de apoio, significa que o projeto está avançando no CEE e agora está mais próximo da aprovação. Enfatizou que desde o começo do processo da Fundec, a Prefeitura acreditou no projeto e continuará à disposição para auxiliar no que for possível.
O presidente da Câmara, Francisco Rossi, também enfatizou a boa notícia para Dracena e região. “A moção é uma força importante para a Secretaria Estadual da Educação, aprovar o curso que só irá trazer benefícios para Dracena e região”.
Rossi ressalta que a cidade e região precisam de médicos generalistas, que atendam toda a família, desde as crianças aos idosos e são esses médicos que a faculdade estará formando. “A cidade será beneficiada, vai entrar no mapa de desenvolvimento do país e não precisaremos importar médicos, estaremos valorizando os profissionais do Brasil”, acrescentou.
Segundo Rossi, com a faculdade, profissionais renomados da área médica irão se instalar ou vir a Dracena, para as aulas e irá alavancar a instalação de novas empresas voltadas para o setor da saúde, gerando empregos. Concluiu o presidente, afirmando que a faculdade de medicina, é um reforço para que seja implantada no aeroporto de Dracena, uma linha aérea com destino a São Paulo (capital).