O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) iniciou na última segunda-feira, 14, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nas três entidades vinculadas à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Projeto Asa, Lar Cristão de Adamantina e Instituto de Apoio ao Menor de Adamantina (Iama).
Inicialmente, serão realizadas oficinas de artesanato em biscuit nas entidades Projeto Asa e Lar Cristão, e, no Iama, serão desenvolvidas atividades voltadas às artes corporais e cênicas, como teatro e dança.
“A extensão do Cras às entidades com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vai de encontro com a política de assistência social, principalmente porque as referidas entidades recebem recursos advindos da pasta socioassistencial”, aponta Rafael Teixeira, coordenador do Cras.
“As crianças e adolescentes das entidades terão uma excelente oportunidade de aprender valores e desenvolver potencialidades por meio das oficinas, que são o meio para promover o fortalecimento de vínculos através da convivência com os demais e com a própria sociedade”, destaca a orientadora social Suelen Ferreira de Souza, responsável pelo SCFV nas entidades.
SCFV – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.