A forte ventania acompanhada de chuva intensa e muitos raios na tarde e noite dessa quinta-feira, 10, em Dracena e cidades vizinhas causou diversos estragos. Segundo dados da estação climatológica do campus da Unesp local, foram registrados 98 milímetros apenas na quinta.
A temperatura máxima não ultrapassou os 23°C, no entanto, a mínima continua em alta nos últimos dias, por volta da casa dos 19.5°C.
Meteorologistas do site Climatempo explicam que o enfraquecimento de uma massa de ar seco sobre o Sudeste do Brasil permitiu que grandes áreas de instabilidade se espalhassem sobre a região Sudeste causando chuva em todos os estados.
A chuva e os ventos mais violentos ocorreram sobre o estado de São Paulo elevando o nível dos rios, de mananciais, mas também derrubando árvores, causando enchentes e muitos outros transtornos.
A umidade persiste por mais alguns dias e as pancadas de chuvas vão continuar. Mas embora desejada pela população, a chuva poderá causar mais estragos nos estados do Sudeste nos próximos dias, com a chegada de uma nova frente fria. Tempestades semelhantes às que ocorreram no feriado e no dia 8 de setembro podem se repetir.
Não há previsão de chuva para hoje e amanhã, 13, em Dracena, mas a presença de ar polar vai manter a temperatura baixa. Os termômetros voltam a ficar acima da casa dos 30°C a partir da próxima segunda-feira, 14. A chuva também deverá retornar na cidade entre quinta e sexta-feira, 18.