Onze organizações de produtores rurais da região fazem parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (Microbacias II), em sete municípios de abrangência da Cati de Dracena.
As associações e cooperativas de produtores rurais, que tem os projetos aprovados pelo Programa, recebem recursos e também entram com contrapartidas para investimentos em projetos que visam o apoio e desenvolvimento da agricultura familiar no estado de São Paulo.
Na região da Cati de Dracena, que abrange 16 municípios, quatro projetos estão em andamento, dois em fase de finalização, dois estão finalizados, dois encontram-se na etapa inicial e o último, aguarda a formalização de doação de terreno.
Em andamento, estão os projetos da Associação dos Produtores de Leite do Município de Adamantina e Região (Aplemar), de ampliação do laticínio de leite; Associação dos Produtores Rurais de Dracena (Aprd), para construção de laticínio de leite; da Associação dos Produtores Rurais de Adamantina e Região (Appar), de implantação de packing-house e logística de transporte para olericultura e, da Associação dos Produtores Rurais de Flora Rica (Aafrica), com recursos para infraestrutura para melhoria na qualidade do leite.
Em fase de finalização, encontram-se os projetos da Cooperativa Agrícola de Junqueirópolis (Coopaj): construção e adequação de “packing house”, para fruticultura e da Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu (Aprud): construção de indústria de torrefação de café.
Em fase inicial, estão os projetos da Aprud (Pacaembu), de construção de unidade de benefício e classificação de café, mais uma sala de provas e da Coopaj (Junqueirópolis): logística de transporte e armazenamento de fruticultura.
Segundo o diretor da Cati, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo, os projetos que receberam recursos do Microbacias II, e que já estão concluídos, pertencem à Cooperativa Agrária e de Cafeicultores da Região de Tupi Paulista (Cacretupi), de ampliação do laticínio de leite e Associação dos Produtores Rurais Industriais e Moradores do Município de São João do Pau D´Alho (Aprimor) de mecanização da colheita de urucum.
O projeto da Associação J. Marques dos Trabalhadores de Jaciporã, de Dracena, destinado à construção de um centro para recepção e processamento de hortifrútis e packing-house, para olericultura e fruticultura, aguarda a formalização da doação do terreno, pela prefeitura, que está em andamento.