O pré-candidato à presidência da OAB-SP, o advogado Sergei Cobra, esteve ontem, 21, em visita a Dracena. O objetivo foi se reunir com importantes lideranças da advocacia da cidade. Além de Dracena, Sergei Cobra esteve em Marília e ainda passaria por Panorama, Osvaldo Cruz, Lins e Penápolis.
Entre os principais temas debatidos pelo candidato está a assistência judiciária, segundo ele, aproximadamente, dois milhões de pessoas dependem do serviço gratuita feita por advogados que atendem ao convênio entre a OAB-SP e o Governo do Estado de São Paulo. Também os CEJUSCs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania); a implementação do processo digital de todas as peças processuais (petições, certidões, despachos, etc), segundo ele feito de forma abrupta pelo Tribunal de Justiça foi responsável pelo fechamento de muitos escritórios de advocacia. Outros temas tratados são prerrogativas; subseções OAB; agilidade da Justiça e o fortalecimento do Conselho Nacional de Justiça.
Sergei Cobra Arbex é formado em Direito pelo Mackenzie. Tem 42 anos e é advogado criminalista há 20 anos. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP), presidente da Comissão de Prerrogativas (2007-2009), corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina e diretor da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (2010-2014). Professor de Ética e Prerrogativas e Prática Penal da Faculdade de Direito da FAAP- Fundação Alvares Penteado, entre 2007 e 2014.
Filho da ex-deputada e advogada criminal Zulaiê Cobra Ribeiro, autora da reforma do Judiciário que criou o Conselho Nacional de Justiça.
O advogado lançou recentemente a Cartilha de Prerrogativas. O pequeno livro de bolso traz nas 64 páginas “os instrumentos, os direitos dos advogados para exercer na sua plenitude a mais importante função de Estado: a Justiça”.
A eleição para nova diretoria ocorrerá no dia 18 de novembro. A previsão é que em meados de outubro saia o edital para abertura das chapas que concorrerão a vaga da presidência.