A Base Comunitária dos Bombeiros de Junqueirópolis criada oficialmente em 4 de janeiro de 2013, na gestão do ex-prefeito Osmar Pinatto, através de convênio firmado entre o Governo do Estado e o município, que funcionava inicialmente em um prédio localizado no interior do recinto da Aceruva, completou um ano de trabalhos em novas instalações.
O Estado cedeu a estrutura para treinamento da equipe de bombeiros e o município forneceu as instalações, material humano, num total de sete integrantes da corporação.
O novo e moderno prédio da Base, uma das 14 existentes no Estado, foi construído e inaugurado em 13 de setembro do ano passado, na gestão do atual prefeito Hélio Furini. Fica localizada na avenida 7 de Setembro n.º 520, ao lado do portão de entrada do recinto da Aceruva.
Integram a Base, sete bombeiros socorristas Wellington, Gilmar, Delbó, João Quirino, Osvaldo, Dorival e Paulo, comandados pelo sargento Bites, subordinados ao comando do 3º Subgrupamento de Dracena. A equipe de socorristas foi aprovada em concurso realizado pelo poder Executivo.
O sargento Bites explicou que antes de existir a Base, os bombeiros de Dracena teriam que ir muitas vezes até Junqueirópolis atender uma média de 60 ocorrências ao mês.
Com esse convênio firmado e a criação da Base, os atendimentos da equipe de bombeiros de Dracena diminuíram com relação a Junqueirópolis. “Aqui desenvolvemos o trabalho de bombeiros comunitários atendendo a comunidade no perímetro urbano e também as ocorrências na rodovia até Irapuru, por Junqueirópolis ser mais próxima que Dracena. Vamos ao local da chamada e em caso dos bombeiros socorristas comunitários tiverem condições de promover o trabalho, os bombeiros de Dracena não precisam se deslocar”.
“O atendimento de socorro em termos de rapidez e agilidade ganhou muito com essa Base Comunitária. A população de Junqueirópolis está contando com uma prestação de serviço de excelente qualidade”, afirmou o sargento Bites.
Além de atendimento de ocorrências de bombeiros, a Base também realiza as atividades de bombeiro educador com os treinamentos simulados.
Segundo o sargento, a Base Comunitária presta serviços com agilidade e com o tempo de respostas excelente. Tem ajudado a reduzir os atendimentos dos bombeiros de Dracena que antes teriam que ir até Junqueirópolis e agora se descolam somente se for caso de extrema gravidade.
A população junqueiropolense pode acionar a Base Comunitária de Junqueirópolis através dos telefones 190 e 192.