O Senhor ama as crianças incondicionalmente. Deus criou as crianças à sua imagem e semelhança. Esta verdade atribui a elas distinção e importância próprias. Isto é real para todas as crianças, até para as que ainda não nasceram! No Salmo 139.13 e 14 está escrito: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”.

O salmo 127.3 diz que as crianças são um sinal da bênção de Deus. As crianças são adoradoras por natureza e por excelência! Veja o que diz o salmo 8.1 e 2: “Ó Deus eterno, Senhor nosso, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu. Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador”.
Na Bíblia vemos que em algumas situações as crianças exerceram o papel até de liderança, participando da missão de Deus. Alguns exemplos são Isaque, Miriam, Moisés, Samuel, Davi, a empregada da esposa de Naamã, entre outros. Pode-se observar no Antigo Testamento que as crianças eram sempre incluídas no cerimonial de culto e adoração a Deus. Em Êxodo (capítulo 12) e em Levítico, vemos que os pequeninos participavam no diálogo sobre o sentido da Páscoa.
Os profetas censuraram rispidamente e por várias vezes os abusos cometidos contra as crianças. Muitas das coisas que acontecem hoje e nos deixam estarrecidos eram problemas também nos tempos bíblicos. Deus não está desatento à dor das crianças. Há evidências inequívocas em toda a Escritura do amor e afeição de Deus para com as crianças. Mais de 30 passagens bíblicas no Velho Testamento afirmam que Iahweh é o defensor dos órfãos.
Os pais têm a responsabilidade de cuidar e ensinar seus filhos. Do mesmo modo, o papel da sociedade e da Igreja de Cristo é fundamental. Já presenciei situações em que os pais pedem aos professores e também a nós, pastores, para que eduquemos seus filhos. Os pais não podem terceirizar o encargo primário de educar seus filhos. E o melhor guia para isso é a palavra de Deus!

*Pastor e missionário presbiteriano.